A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES EDUCATIVAS COM GRUPO DE GESTANTES: POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Resumo
Introdução: As ações educativas com grupo de gestantes promovem a troca de experiências, conhecimentos e fortalecimento de vínculo entre o enfermeiro e a futura mãe, proporcionado um espaço para as gestantes expressarem suas dúvidas, medos e anseios que permeiam a gestação. Objetivo: Proporcionar às gestantes um espaço para discussão sobre as mudanças no corpo, crenças populares e esclarecimento de dúvidas que ocorrem no período gestacional. Método: Relato de experiência da atividade de educação em saúde com grupo de gestantes, desenvolvida por acadêmicas de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste (SC). A atividade aconteceu durante o Estágio Supervisionado I de Saúde Coletiva, em uma Estratégia Saúde da Família, no mês de outubro de 2016. Durante a atividade foi realizada uma roda de conversa sobre os mitos e verdades da gestação, além de uma dinâmica com balões, que guardavam perguntas sobre o assunto, que eram discutidas entre as gestantes e as acadêmicas. Ao final, houve confraternização e distribuição de lembrancinhas às gestantes. Resultados: O grupo de gestantes permitiu a troca de experiências e a discussão sobre assuntos presentes no universo da gestação, que, muitas vezes, geram
dúvidas e incertezas sobre o ser mãe. Considerações Finais: É fundamental a aproximação entre o enfermeiro e a gestante, conhecer suas crenças e saberes populares, objetivando uma maior aproximação com a realidade que as gestantes estão inseridas, a fim de promover um cuidado integral e direcionado às suas necessidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.