DESEMPENHO AGRONÔMICO DE FORRAGEIRAS PERENES E ANUAIS
Resumo
A busca por forrageiras que ofereçam melhor qualidade reduzindo o uso de concentrados e os custos de produção é incessante. O experimento foi realizado de Set/2015 a Fev/2016 em Dionísio Cerqueira - SC, em área de 150 m² , o delineamento foi de blocos casualizados (DBC) com 4 tratamentos e 5 repetições em parcela subdividida, constituídas de 4 forrageiras estivais (2 anuais e 2 perenes). A coleta dos dados foi realizada quando as culturas alcançaram seu ponto ideal de corte, sendo coletadas as áreas centrais, avaliando uma área de 0,25m². Foram avaliados o tempo de estabelecimento até a data dos cortes, massa verde, massa seca, proteína bruta e eficiência econômica proteica. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados por Tukey (p≤0,05). Em relação ao tempo de estabelecimento até a datas dos cortes as forrageiras anuais se sobressaíram em relação as perenes, em massa verde e massa seca a forrageira Mombaça apresentou melhores resultados, quanto aos teores de proteína bruta os melhores resultados foram no Capim Sudão, já na avaliação da eficiência econômica proteica a Mombaça apresentou os melhores resultados, comprovando-se diferenças significativas na produtividade.
Downloads
Referências
COMISSÃO DE QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO – CQFS RS/SC. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10. ed. Porto Alegre, SBCS - Núcleo Regional Sul/UFRGS, 2004. 400p.
FONTANELI, Roberto Serena. Planejamento de pastagens: melhor caminho para produção de leite com menor custo. Revista plantio direto, n.104, 2008. Aldeia Norte Editora. Passo Fundo, RS.
TEDESCO, Marino José et al. Analise de solo, Plantas e Outros Materiais. Porto Alegre, 1995.
TEIXEIRA, André Luiz; AGUIAR, Adilson de Paula Almeida; SILVA, Francisco Henrique. Instruções técnicas sobre a irrigação de pastagens. 2010. Disponível em:<http://rehagro.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=2100>. Acesso em: 05 out. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.