GOALBAAL ADAPTADO - PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA/SMO
Resumo
Uma das atividades realizadas via PIBID Ed. Física/SMO, foi a prática do goalball adaptado ao espaço do ginásio. É um esporte desenvolvido especificamente para pessoas com deficiência visual. Baseia-se na cooperação, oposição e na finalização utilizando as percepções auditivas e táteis e na orientação espacial. É ótimo exercício perceptivo-motor sendo dinâmico, interessante e especial (ALMEIDA, 2008). Adaptar para a escola é uma prática importante, pois a capacidade de ver não depende apenas da presença do olho. É necessário que se possa captar a imagem, codificar, selecionar, armazenar e associar o que acontece ao redor a outras experiências anteriores. Desta forma estando os participantes vendados, utilizam-se de outros sentidos para conseguirem realizar a prática. (BRASIL, 2000). Participaram 18 estudantes do 9º ano matutino os quais foram divididos em 4 equipes mistas (3 jogadores cada) e iniciaram-se as partidas com as equipes vendadas, jogando 2 equipes de cada lado de pés descalços para sentirem as demarcações da quadra. Após 10 minutos de jogo os participantes que ficaram sem equipe escolhiam um integrante das equipes para trocarem de lugar e passavam a jogar. Finalizou após todos terem vivenciado o jogo de goalball em diferentes equipes. Faz-se necessário o trabalho de atividades como esta na escola, uma vez que engloba os potenciais intelectuais, motores, afetivos e sociais, tornando-se uma aliada das atividades lúdicas, a partir do momento que possibilita aos participantes experimentarem novas experiências, que os auxiliarão na compreensão do mundo que os cerca.Downloads
Referências
ALMEIDA, J. J. Goalball: invertendo o jogo da inclusão. Campinas, São Paulo: Coleção educação física e esportes. Autores Associados, 2008.
BRASIL. Entendendo a baixa visão: orientação aos professores. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial (MEC), 2000.
SANTOS, Ana Cláudia Alves de Sousa. A importância do goalball para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual. 2009. 48 f. Monografia (Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.