TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFÂNTIL NA TERCEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

Resumo

Neste artigo propomos especificar quais os principais causadores da ansiedade infantil e como a psicologia da saúde pode auxiliar no processo terapêutico destas crianças. O método de pesquisa ocorreu através do estudo das mais variadas referências bibliográficas. Tal estudo aponta situações estressantes decorrentes da infância como fator de grande influência para o diagnóstico de Ansiedade Infantil. Nesta perspectiva, faz-se necessário estar atento aos sintomas advindos das crianças no intuito de antecipar o tratamento e assim promover o bem estar destes indivíduos enquanto crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Andressa Kohn, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Pinhalzinho

Acadêmica do Curso de Graduação em Psicologia, Área das Ciências da Vida, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, paola.kohn@hotmail.com

Bruna Dreyer, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Pinhalzinho

Acadêmica do Curso de Graduação em Psicologia, Área das Ciências da Vida, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, bru.psicologia@hotmail.com

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-V: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 189224.

ASBAHR, Fernando R. . Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos . Jornal de pediatria, São Paulo, v. 80, n. 2, p. S28-S34, jan. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/jped/v80n2s0/v80n2Sa05.pdf >. Acesso em: 31 ago. 2016

BORGES, Ana Inês et al. Ansiedade e coping em crianças e adolescentes: Diferenças relacionadas com a idade e género. Análise Psicológica, Lisboa, v. 26, n. 04, p. 551-561, out. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S087082312008000400002>. Acesso em: 31 ago. 2016.

BORGES, Jeane Lessinger et al . TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: PREVALÊNCIA, DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO. Aval. psicol., Porto Alegre , v. 9, n. 1, p. 87-98, abr. 2010 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167704712010000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 set. 2016.

CASTILLO, Ana Regina GL et al. Transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 22, p. 20-23, dez. 2000. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000600006>. Acesso em: 31 ago. 2016.

KLEIN, Melanie (1929) Situações de Ansiedade Infantil Refletidas em um obra de arte e no Impulso Criativo. In: Amor, culpa e reparação e outros trabalhos (1921-1945) p. 241-248, Rio de Janeiro: Imago, 1996.

MOREIRA DE SOUZA, Natália; MUGLIA WECHSLER, Amanda . Reflexões sobre a teoria piagetiana: o estágio operatório concreto . Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, p. 134-150, jan. 2014. Disponível em: <http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/ sumario/31/04042014074217.pdf>. Acesso em: 02 set. 2016.

OLDS, Sally Wendkos. PAPALIA, Diane; Desenvolvimento Humano. 7ªed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000

PAPALIA, Diane E.: FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. Tradução Daniel Bueno. 12. ed. Porto Alegre: AMGH editora. 2013. 800 p. Tradução de: Experience Human development. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=l6Y5AgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA5&dq=desenvolvimento+infantil+p apalia&ots=7AoLedPSrX&sig=V1A1yCBMXlgOi3ojwzwT_WKVl4#v=onepage&q=desenvolvimento%20infantil%20papalia&f=fals e>. Acesso em: 02 set. 2016.

RUDNICKI, Tânia; SANCHEZ, Marisa Marantes.; Psicologia da saúde: a prática de terapia cognitivo-comportamental em hospital geral, Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014. 384 p.

STEIBEL, Denise et al . A latência na atualidade: considerações sobre crianças encaminhadas para psicoterapia. Aletheia, Canoas , n. 35-36, p. 51-68, dez. 2011 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141303942011000200005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 set. 2016

STRAUB, Richard. O. Psicologia da saúde: uma abordagem biopsicossocial. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 528p.

VIANNA, Renata Ribeiro Alves Barboza et al. Transtornos de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão . Revista Brasileira De Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 46-61, mar. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v5n1/v5n1a05.pdf >. Acesso em: 31 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Kohn, P. A., & Dreyer, B. (2017). TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFÂNTIL NA TERCEIRA INFÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e13061. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/13061

Edição

Seção

ACV Artigos