VIVÊNCIAS, DEFICIT RELACIONADO Á ATENÇÃO BÁSICA SOBRE SEXUALIDADE NO PERÍODO PUERPERAL NO MUNICÍPIO DE GUARACIABA

Autores

  • Erika Eberlline Pacheco dos Santos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Kelen Antunes UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Ismael Barth Mees UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Aionny Pikula UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • ANA MARIA MARTINS MOSER UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Introdução: A vivência da gestação é única e singular. Assim, a assistência prestada as gestantes nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) por meio da realização de grupos possibilitam que ocorra troca de experiências e informações entre as futuras mamães. Objetivo: relatar a vivência da realização de um grupo com gestantes por acadêmicos de enfermagem em uma ESF do oeste de Santa Catarina. Método: A atividade foi realizada com um grupo de gestantes já existente em um município localizado na região do oeste de Santa Catarina. A atividade consistiu na realização de uma dinâmica de interação e na abordagem de temas relacionados à sexualidade no período gestacional e puerperal, métodos contraceptivos e o papel do pai após nascimento do bebê. Assim foram realizadas explicações sobre os temas, posteriormente foi aberto espaço para questionamentos. O grupo foi finalizado com um Feedback e sorteio de brindes. Resultados: A realização de tal atividade possibilitou perceber que muitas gestantes tinham dúvidas sobre os temas abordados, desconheciam a finalidade do Dispositivo Intra Uterino e principalmente a minipílula. Conclusões: A realização de grupos com gestantes possibilitam esclarecer dúvidas de diversos assuntos relacionados à gestação, parto e puerpério.
Assim, o enfermeiro como educador, tem como atribuição planejar e executar tais grupos, realizando uma educação em saúde com a finalidade de cuidar, promovendo e protegendo a saúde dessas gestantes e seus bebês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Eberlline Pacheco dos Santos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

MESTRA. PROFESSORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Kelen Antunes, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ADEMICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Ismael Barth Mees, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ADEMICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Aionny Pikula, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ADEMICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

ANA MARIA MARTINS MOSER, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

MESTRA. COORDENADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

dos Santos, E. E. P., Antunes, K., Barth Mees, I., Pikula, A., & MARTINS MOSER, A. M. (2017). VIVÊNCIAS, DEFICIT RELACIONADO Á ATENÇÃO BÁSICA SOBRE SEXUALIDADE NO PERÍODO PUERPERAL NO MUNICÍPIO DE GUARACIABA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e13019. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/13019

Edição

Seção

ACV Resumos