VIVÊNCIA DO FAMILIAR NO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL: NOTA PRÉVIA

Autores

  • Erika Pachedo dos Santos UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Diana Simon UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Deisi Pasqualon UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Introdução: após a reforma psiquiátrica, a inclusão da família dos portadores de transtornos mentais (PTM) no cuidado passou a ser reconhecida como valiosa, a fim de melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Pergunta orientadora da pesquisa: como é a vivência do familiar no cuidado ao PTM? Objetivo: nota prévia do projeto de pesquisa que pretende descrever a vivência do familiar no cuidado ao PTM. Método: pesquisa qualitativa descritiva-exploratória. Será desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Oeste. A população será composta por familiares de pessoas PTM graves (Esquizofrenia, Transtorno Afetivo Bipolar e outras psicoses) que realizam tratamento no CAPS. Serão incluídos: familiares que participam ativamente dos cuidados da pessoa PTM a mais de um ano e residem em São Miguel do Oeste. Excluídos: familiares que apresentam alguma limitação cognitiva ou mental e que não participam ativamente dos cuidados ao PTM. A coleta de dados será realizada por meio de uma entrevista semiestruturada contendo perguntas sobre a vivência do familiar nos cuidados do PTM. A analise ocorrera por meio da Analise de Conteúdo do Tipo Temática de Minayo. A pesquisa atenderá a Resolução Nº466/12. Resultados Esperados: conhecer a vivencia dos familiares no cuidado ao PTM possibilitará aos profissionais da saúde, principalmente ao enfermeiro, prestar uma assistência integral e humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Pachedo dos Santos, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

MESTRA. PROFESSORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Diana Simon, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ACADÊMICA DE ENFERMAGEM. DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Deisi Pasqualon, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

ACADÊMICA DE ENFERMAGEM. DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - CAMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Pachedo dos Santos, E., Simon, D., & Pasqualon, D. (2017). VIVÊNCIA DO FAMILIAR NO CUIDADO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL: NOTA PRÉVIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 2, e13017. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/13017

Edição

Seção

ACV Resumos