A INFLUÊNCIA DA MUSICALIZAÇÃO DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE OS ASPECTOS MOTOR, COGNITIVO, SOCIAL E AFETIVO DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SMO

Autores

  • Karin Tamires da Rosa
  • Elis Regina Frigeri Unoesc-SMO

Resumo

Objetivando verificar a influência da musicalização desenvolvida nas aulas de Educação Física no que tange os aspectos motores, cognitivo, social e afetivo dos alunos do 2º ano (séries iniciais) do ensino fundamental de uma escola municipal de São Miguel do Oeste – SC, além de verificar a percepção da professora frente a ação didático pedagógica desenvolvida, é que a caracterização do estudo foi qualitativa de cunho descritivo sendo composto por uma amostra de 21 alunos. Para a coleta de informações utilizou-se da observação participante, diário de campo, filmadora e entrevista semiestruturada. Para análise dos resultados utilizou-se da análise de conteúdos. Sendo assim, verificou-se que a musicalização auxilia no desenvolvimento motor proporcionando aos alunos estímulos rítmicos promovendo e aperfeiçoando o senso rítmico. Quanto ao aspecto cognitivo foram propostas atividades onde a percepção de si mesmo e dos outros ficou evidenciada em várias situações, quanto à socialização e a afetividade os alunos perceberam que para realizar algumas tarefas era necessário o coletivo, assim percebeu-se a influência positiva da
musicalização como uma ferramenta para auxiliar o professor nos objetivos almejados. Quanto à percepção da professora, a mesma salienta que a proposta de musicalização proporciona momentos de movimento corporal, estimulação de ritmo individual e grupal, enriquecendo o vocabulário e possibilitando o envolvimento de todos os educandos. Concluí-se que a musicialização auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Como Citar

da Rosa, K. T., & Frigeri, E. R. (2016). A INFLUÊNCIA DA MUSICALIZAÇÃO DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE OS ASPECTOS MOTOR, COGNITIVO, SOCIAL E AFETIVO DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SMO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12859. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12859

Edição

Seção

ACV Resumos