NÍVEL DE INTENSIDADE, DURAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O GASTO ENERGÉTICO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO ENVOLVIDOS NA PRÁTICA DO FUTSAL ESCOLAR
Resumo
A pesquisa é fundamental para contribuir na formação acadêmica e o trabalho de conclusão de curso é um dos espaços destinados a essa prática. O objetivo foi analisar o nível de intensidade, a duração das aulas e o gasto energético de adolescentes do Ensino Médio envolvidos na prática do futsal escolar em uma escola pública de Maravilha, SC. A amostra compreendeu 81 alunos, 42 meninos e 39 meninas entre 15 e 17 anos. Para coleta de dados usou-se frequêncímetros, cálculo do gasto energético (Kcal/min= MET x 3,5 x peso corporal (kg)/200) e uma ficha de coleta. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva (média, desvio-padrão), a frequência absoluta e o teste t de Student independente adotando nível de significância de P≤0,05. Houve diferenças estatisticamente significativas entre os gêneros em relação ao gasto energético (Kcal/min), gasto energético total (Kcal) e frequência cardíaca média (bpm), sendo os valores médios maiores nos meninos em comparação às meninas. A partir da classificação proposta por Armstrong (1998 apud MOREIRA, 2014), em relação à intensidade da FCmédia, observou-se que a maioria dos meninos foram enquadrados na classificação moderada. A maioria das meninas ficou enquadrada na classificação leve. Conclui-se que as meninas, em média, apresentaram intensidade, duração e gasto energético inferiores aos meninos quando da prática do futsal. Sugerem-se outros estudos para averiguar essas variáveis em outras modalidades esportivas (voleibol, handebol, basquetebol, badminton...) a fim de traçar melhores comparativos.Downloads
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Publicado
2016-12-19
Como Citar
Kierten, A. P., & Fachineto, S. (2016). NÍVEL DE INTENSIDADE, DURAÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O GASTO ENERGÉTICO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO ENVOLVIDOS NA PRÁTICA DO FUTSAL ESCOLAR. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12853. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12853
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