ATIVIDADE INTEGRADA ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DE TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA E FISIOLOGIA GERAL
Resumo
Objetivou-se possibilitar aos acadêmicos a compreensão das respostas fisiológicas da frequência cardíaca (FC), da pressão arterial sistólica (PAS) e da pressão arterial diastólica (PAD) em exercícios de Step Training e circuito de força muscular; realizar atividade integada com foco no ensino, pesquisa e extensão. A atividade integrada aconteceu com os acadêmicos da 3ª fase do Curso de Educação Física, entre componentes curriculares da própria fase: Teoria e Metodologia do Ensino da Ginástica e Fisiologia Geral. Em aulas anteriores à Atividade Integrativa, foi trabalhado o sistema cardiovascular e variáveis associadas: FC, PAS e PAD. Em seguida, os acadêmicos aprenderam a avaliar e interpretar essas variáveis usando frequencímetros e aparelhos de PA. Concomitante, ministrou-se uma aula de Step Training e circuito de força onde alguns realizaram a aula de Step Training, outros o circuito de força e outros realizaram as coletas de FC, PAS e PAD (repouso, no exercício e na recuperação). Os acadêmicos compreenderam que as respostas fisiológicas variam de acordo com a intensidade, duração e tipo do exercício. Se evidenciou a importância do planejamento nas aulas de Educação Física e compreenderam que exercícios aeróbios, como o Step Training, exercem um comportamento fisiológico diferente sobre as variáveis em questão quando comparados aos exercícios anaeróbios (circuito de força). Ainda, os acadêmicos conseguiram perceber as diferenças no comportamento da FC, PAS e PAD para exercícios de braços e pernas. A atividade integrada contribuiu no processo ensino e aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-15
Como Citar
Prates Ribeiro, A. J., & Fachineto, S. (2016). ATIVIDADE INTEGRADA ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DE TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA E FISIOLOGIA GERAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12842. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12842
Edição
Seção
ACV Resumos
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.