ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DO OESTE DE SANTA CATARINA
Resumo
Introdução: a educação em saúde é um recurso por meio do qual o conhecimento produzido na área da saúde tem a intenção de atingir a vida cotidiana das pessoas¹, na qual o enfermeiro pode identificar situações de risco ou vulnerabilidade em questões relativas à saúde e ao ambiente. Objetivo: relatar a atividade de educação em saúde desenvolvida com a Associação de Catadores de São Miguel do Oeste (ACOMAR). Método: relato de experiência de atividade de educação em saúde, desenvolvida por acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste (SC). A atividade aconteceu durante as aulas práticas de Saúde Coletiva em uma Estratégia de Saúde da Família. Foram abordados temas como cuidados à saúde e prevenção de agravos. A atividade aconteceu no mês de outubro de 2015. Resultados: a atividade permitiu o esclarecimento sobre determinados temas relacionados à saúde dos trabalhadores. Houve participação e integração entre os acadêmicos e os trabalhadores, proporcionando um momento de aprendizagem e troca de experiências de ambos os envolvidos, além do estabelecimento de vínculos importantes para o cuidado à saúde dessas pessoas. Conclusão: a educação em saúde atua como uma proposta que
estabelece a participação de todos na busca de melhores condições de saúde. A inserção do acadêmico de Enfermagem nessas atividades contribui para a conscientização destes quanto a atuação do enfermeiro nas atividades de promoção da saúde e prevenção de agravos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.