EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES: CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE
Resumo
Introdução: a descoberta da sexualidade pelos adolescentes aponta a necessidade de ações de educação em saúde para orientá-los sobre o desenvolvimento da sexualidade, das relações e como fazê-las de maneira segura. Objetivo: relatar a atividade de educação em saúde realizada junto a adolescentes que frequentam o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Método: relato de experiência de uma atividade de educação em saúde, desenvolvida por acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste (SC). A atividade aconteceu durante as aulas práticas de Saúde Coletiva em uma Estratégia de Saúde da Família. Foi desenvolvida com adolescentes que frequentam o CRAS. Participaram cerca de 20 adolescentes. A atividade aconteceu no mês de maio de 2016. Resultados: os adolescentes demonstraram interesse na atividade, que serviu como espaço para esclarecer dúvidas sobre a sexualidade, como mudanças no corpo, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Conclusão: percebe-se a importância de estar trabalhando sobre sexualidade com adolescentes, envolvendo-os na atividade de forma dinâmica, possibilitando ser o conhecimento constituído na troca de
informações. Devem ser esclarecidas suas dúvidas sobre as mudanças ocorridas, o que favorece a aceitação desses em meio às transformações da adolescência, além da conscientização do adolescente quanto aos riscos a que está exposto e de como evitá-los.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.