A REVELAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DA CRIANÇA COM DOENÇA ONCOLÓGICA
Resumo
Introdução: a criança é entendida como um ser frágil, incapaz, que necessita de cuidados, atenção, possui desejos, necessidades e direitos. Quando acometida por alguma patologia, como a doença oncológica, ocasiona desestabilidade e sentimento de negação, que intercalam com períodos de aceitação e esperança por parte da família. Objetivo: entender o significado e o sentido da vivência do cuidador familiar diante da revelação do diagnóstico da criança com doença oncológica. Método: Investigação qualitativa com abordagem fenomenológica e referencial teórico-filosófico-metodológico de Martin Heidegger, a pesquisa foi desenvolvida no Município de Chapecó/SC entre os meses de setembro e outubro de 2015, com seis cuidadoras familiares, que tinham vivenciado a revelação do diagnóstico de uma doença oncológica da criança e residiam no município. As entrevistas foram individuais audiogravadas, norteadas pela questão: Como foi para você a revelação do diagnóstico de doença oncológica da criança? Resultados: Diante disso, em seis entrevistas observou-se comportamento variado, com momentos de emoção e alegria. Percebeu-se que as cuidadoras familiares sentem necessidade de falar sobre o assunto e serem ouvidas sobre suas necessidades. Conclusão: A partir da compreensão dos significados e dos sentidos do cuidador familiar percebeu-
se a importância da criação de espaços de interlocução coletiva e locais apropriados para estabelecer a revelação do diagnóstico e esclarecimento do processo que será enfrentado, específicos para cuidadores familiares, nos serviços de saúde.
Palavras-chave - Saúde da criança. Doença oncológica. Revelação da verdade. Pesquisa qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.