SÍNDROME PIERRE ROBIN

Autores

  • Elizane Aparecida dos Santos
  • Gracieli Bragagnolo
  • Cecília Rauta
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A Síndrome de Pierre Robin, também conhecida como Sequência de Pierre Robin (SPR) é considerada uma doença rara, caracterizada por uma tríade de anomalias, micrognatia (queixo pequeno), glossoptose (queda da língua para trás) que causa a obstrução de vias pulmonares e fissura de palato (céu da boca aberto). A Síndrome pode ser constatada desde o nascimento através de exames físico. Objetivo: identificar a assistência prestada pelos pais de crianças com a Síndrome de Pierre Robin no extremo oeste de Santa Catarina. Método: Trata-se de uma nota prévia, de um estudo a ser realizado no Oeste catarinense – SC. Os sujeitos de pesquisa serão os pais de crianças com SPR. A coleta de dados ocorrerá para fins de elaboração do trabalho de conclusão de curso em 2017, após receber a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da UNOESC. Para a coleta de dados será utilizada as dependências domicílio/residência dos sujeitos pesquisados. Resultados esperados: busca-se a partir deste estudo identificar as dificuldades encontradas pelos pais, ao buscar recursos para diagnóstico, tratamento e os cuidados necessários com as crianças de SPR.
Palavras-chave - Síndrome de Pierre Robin. Sequência de Pierre Robin. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

Santos, E. A. dos, Bragagnolo, G., Rauta, C., & Zuge, S. S. (2016). SÍNDROME PIERRE ROBIN. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12727. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12727

Edição

Seção

ACV Resumos