RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: para a abordagem do papel das relações humanas no cuidado em saúde, impõe-se uma análise da multiplicidade dos aspectos que caracterizam sua complexidade como fenômeno psicossocial. Estes elementos englobam: questões de natureza individual, condições físicas e humanas do ambiente, dinâmica organizacional e autonomia profissional. Objetivos: refletir quanto ao processo de relações humanas no trabalho de enfermagem, identificando os principais elementos que influenciam positivamente e negativamente nessas relações. Método: revisão bibliográfica a partir de artigos científicos sobre relações humanas no trabalho de enfermagem. Resultados: Os relacionamentos por meio das interações recorrentes no seio dos grupos humanos são um processo vital na existência e sobrevivência das organizações sociais. Dentre os motivos que interferem no relacionamento com as pessoas, destaca-se a atitude individualista acompanhada de comportamento egoísta e competitivo, a utilização de diferentes caminhos para alcançar os mesmos objetivos, as diferenças de valores, a superposição ou falta de clareza de papéis, a falta de informações, problemas pessoais, diferenças individuais, falta de confiança, falta de comunicação e as relações de poder. Considerações Finais: conclui-se que as relações humanas influenciam diretamente no
desenvolvimento do cuidado com vista à sua humanização, contemplando elementos, como a empatia e a escuta ativa e uma boa comunicação tanto verbal como não verbal.
Palavras-chave - Enfermagem. Avaliação em Enfermagem. Recursos Humanos de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.