PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM: NOTA PRÉVIA

Autores

  • Cleber Cavagnoli
  • Danieli Covalski
  • Daniela Graczyyk
  • Crhis Netto de Brum
  • Ana Maria Martins Moser
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é de suma importância para a obtenção de um cuidado individualizado e efetivo. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) através da Resolução 358/2009, determina a implantação da SAE como incumbência privativa do enfermeiro, ressaltando sua importância e obrigatoriedade. Objetivo: identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa. Os sujeitos de pesquisa serão os profissionais enfermeiros do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A coleta de dados ocorrerá entre os meses de Agosto a Outubro de 2016, após a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus São Miguel do Oeste, o qual será aplicado um questionário semiestruturado, previamente elaborado com perguntas abertas e fechadas referente a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Processo de Enfermagem. As entrevistas serão individuais e audiogravadas em aparelho mp3, e, posteriormente, serão realizadas as transcrições. Os dados serão analisados em conformidade com a Análise de Conteúdo de Bardin. O presente projeto esta alicerçado nos preceitos éticos
da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados Esperados: busca-se a partir desta proposta perceber como os profissionais enfermeiros, para assim, qualificar a qualidade na assistência de enfermagem por meio da SAE.
Palavras-chave - Sistematização da Assistência de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Teorias de enfermagem. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

Cavagnoli, C., Covalski, D., Graczyyk, D., de Brum, C. N., Moser, A. M. M., & Zuge, S. S. (2016). PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM: NOTA PRÉVIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12716. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12716

Edição

Seção

ACV Resumos