PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM SOBRE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM: NOTA PRÉVIA
Resumo
Introdução: a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é de suma importância para a obtenção de um cuidado individualizado e efetivo. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) através da Resolução 358/2009, determina a implantação da SAE como incumbência privativa do enfermeiro, ressaltando sua importância e obrigatoriedade. Objetivo: identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, de abordagem qualitativa. Os sujeitos de pesquisa serão os profissionais enfermeiros do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A coleta de dados ocorrerá entre os meses de Agosto a Outubro de 2016, após a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus São Miguel do Oeste, o qual será aplicado um questionário semiestruturado, previamente elaborado com perguntas abertas e fechadas referente a Sistematização da Assistência de Enfermagem e o Processo de Enfermagem. As entrevistas serão individuais e audiogravadas em aparelho mp3, e, posteriormente, serão realizadas as transcrições. Os dados serão analisados em conformidade com a Análise de Conteúdo de Bardin. O presente projeto esta alicerçado nos preceitos éticos
da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados Esperados: busca-se a partir desta proposta perceber como os profissionais enfermeiros, para assim, qualificar a qualidade na assistência de enfermagem por meio da SAE.
Palavras-chave - Sistematização da Assistência de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Teorias de enfermagem. Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.