EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PRÉ-ESCOLARES: IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DE HIGIENE
Resumo
Introdução: educação em saúde é um processo de construção de conhecimentos, um conjunto de práticas que contribui para a autonomia das pessoas no seu cuidado. A escola é um espaço propício para educação em saúde. É nela que a criança passa a observar questões relativas à saúde e ao cuidado com o corpo. Objetivo: relatar a atividade de educação em saúde realizada junto aos alunos da pré-escola. Método: relato de experiência de atividade de educação em saúde, desenvolvida por acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste (SC). A atividade aconteceu durante as aulas práticas de Saúde Coletiva em uma Estratégia de Saúde da Família. Para a atividade, foram utilizados fantoches e preparado um teatro, abordando temas relacionados à higiene, propostos pela escola. A atividade aconteceu no mês de abril de 2016. Resultados: a atividade possibilitou maior conhecimento e entendimento dos pré-escolares sobre as questões relacionadas à higiene. Os alunos demonstraram interesse na atividade, participando animada e ativamente, proporcionando um espaço para troca de saberes e experiências entre os acadêmicos e os pré-escolares. Conclusão: a educação em saúde constitui importante ferramenta para
conscientização de indivíduos e comunidade, sendo fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Percebe-se a importância do enfermeiro no processo de educar em saúde em ambiente escolar, atuando como facilitador para mobilizar e sensibilizar os alunos acerca de hábitos que contribuem para seu bem estar e qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.