CONHECIMENTO, ATITUDES E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO SOBRE DENGUE EM SÃO MIGUEL DO OESTE
Resumo
Introdução: A dengue é uma doença transmissível, sensível ao controle e a erradicação, considerada um problema de Saúde Pública compassiva a atenção primária. São Miguel do Oeste é o município polo do extremo oeste do estado de Santa Catarina que registrou um aumento de 306% no número de focos num período de nove anos. Objetivo: avaliar o conhecimento, atitudes e as práticas (CAP) da população em relação à dengue e ao seu controle. Método: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa, o qual será realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Agostini. A amostra do estudo será de 180 pessoas. A coleta de dados ocorrerá entre os meses de Agosto a Setembro de 2016. Para a coleta de dados será utilizada as dependências da ESF ou será no domicílio/residência dos sujeitos pesquisados. Será utilizado para esta pesquisa um instrumento, auto-aplicável, contendo: 1) Questionário sócio-demográfico, econômico e características da residência; 2) Questionário CAP – o qual avalia o Conhecimento, Atitude e as Práticas relacionado a dengue. Os dados coletados serão digitados no programa Epi-info® e analisados estatisticamente no SPSS. Serão realizadas análises descritivas e bivariadas, buscando avaliar a relação entre o Conhecimento e as: Atitudes,
Práticas em relação a dengue e as variáveis sociodemográficas. Resultados Esperados: revelar o nível de conhecimento sobre a dengue e as formas de prevenção e consequentemente quais as medidas que a população executa a fim de prevenir a doença em seu domicilio.
Palavras-chave - Enfermagem. Dengue. Conhecimento. Comportamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.