HUMANIZAÇÃO NO PARTO NORMAL: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: o parto humanizado é considerado um direito a ser respeitado. Porém para que isso ocorra, é necessário ocorrer mudanças de atitudes entre os profissionais da área da saúde. Objetivo: avaliar na literatura científica as percepções dos profissionais enfermeiros sobre a humanização no parto normal. Método: revisão narrativa de literatura. A pergunta de pesquisa foi: como os profissionais enfermeiros percebem a humanização no parto normal? Foi realizada a pesquisa na base de dados LILACS. Foram encontrados 283 artigos, destes 35 respondiam a pergunta de pesquisa. Os critérios de exclusão foram os seguintes: não eram artigos; não eram da temática; não possuíam resumo; não foram encontradas na integra. Foi realizada análise de conteúdo de Bardin. Resultados: foram identificados os seguintes temas: tratamento com dignidade a mulher, seus familiares e recém-nascido; criar um ambiente acolhedor e a instituir rotinas hospitalares que rompam com o tradicional isolamento imposto à mulher; manter um bom relacionamento entre a gestante e a equipe profissional; os profissionais devem ser mais atenciosos, pacientes, informativos, afetivos e não emitirem opiniões sobre a vida e comportamentos das pacientes; grau de informação durante o trabalho de parto; participação no processo decisório; o direito ao acompanhante da gestante. Considerações finais: destaca-se a
importância do parto humanizado, pois além de ser um direito, também permite uma aproximação da mãe com o Recém-nascido e a participação da família no período do parto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.