HPV: VULNERABILIDADE DAS JOVENS UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Debora Calza
  • Cidia Tomazzeli
  • Danieli Covalski
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: o início precoce da vida sexual nos adolescentes leva a um aumento da vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente à infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). Objetivo: identificar as vulnerabilidades individuais de universitárias frente a infecção pelo HPV. Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul no Campus de Chapecó (UFFS/SC), com seis jovens universitárias matriculadas em cursos de graduação da UFFS/SC, com idade entre 17 a 24 anos. Foram utilizadas as seguintes questões de debate: O que tenho feito para cuidar do meu corpo em tempos de HPV? Como vejo o acesso aos serviços de saúde para a prevenção pelo HPV? Os dados obtidos foram analisados conforme a Análise de Discursos Francesa. Resultados foi possível identificar que as universitárias têm consciência de que os métodos de prevenção (preservativo, adesão a vacina contra o HPV e a realização do exame Papanicolau) são essenciais para evitar a contaminação e disseminação do vírus e a importância do seu inicio precoce. Porém, durante as falas foi possível identificar que as ações preventivas não são realizadas corretamente, evidenciadas pela falta de conhecimento sobre o assunto.
Conclusão: a identificação da vulnerabilidade individual em universitárias
sobre o HPV aponta que o desconhecimento sobre a prevenção foi um fator
evidenciado na maioria dos relatos das entrevistadas. Foi possível também
compreender como a adolescente se sente, o que contribui para a
realização de um cuidado holístico e integral futuramente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Calza, D., Tomazzeli, C., Covalski, D., de Brum, C. N., & Zuge, S. S. (2016). HPV: VULNERABILIDADE DAS JOVENS UNIVERSITÁRIAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12692. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12692

Edição

Seção

ACV Resumos