QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS

Autores

  • Kelven Luis Schaurich
  • Célia Regina Machado Recktenvald
  • Daniela Graczyyk
  • Debora Calza
  • Crhis Netto de Brum
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: a qualidade de vida é compreendida a partir de uma concepção individual e multidimensional, a qual é diretamente influenciada por fatores relacionados à educação, à economia e aos aspectos socioculturais e espirituais. Objetivo: descrever a percepção sobre a qualidade de vida de estudantes que vivenciam o curso de graduação em enfermagem, na concepção da condição psicológica. Método: investigação qualitativa exploratório-descritiva. Foi incluído na pesquisa estudantes de graduação do curso de enfermagem a partir da sexta fase do curso da Universidade Federal da Fronteira Sul. E excluídos os estivessem desenvolvendo outra graduação concomitante. Para a produção dos dados foi realizada a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade (DCS), fundamentada no Método Criativo e Sensível (MCS). A dinâmica utilizada foi a Mapa Falante, que consiste na construção de um mapa desenhado pelos participantes a fim de explicitar o objetivo do estudo. Resultados: foi possível identificar o subtema: Condições psicológicas: esperança de que no dia nunca chova, o qual aponta que a percepção dos estudantes sobre a qualidade de vida estão ligadas a determinadas perspectivas: sentimento positivos, pensar, aprender, memória e concentração; auto-estima, imagem
corporal e aparência, e sentimentos negativos. Considerações finais: foi possível perceber que o curso de graduação exige do estudante uma série de adaptações em seu cotidiano, que são muitas vezes necessárias para a formação profissional, entretanto, pode acabar prejudicando sua qualidade de vida e sua condição psicológica.

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Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo PPGENF Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestre em Enfermagem pela UFSM/RS. Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela UFSM. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde da UFRGS e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado da UFFS. Bolsista de Doutorado/CAPES. Professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor Efetivo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus SMO. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica, Centro Cirúrgico, CME e Sala Recuperação Anestésica. Atua nos seguintes temas: abordagem quantitativa, saúde do adulto e idoso,Centro Cirúrgico, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Condições Crônicas de Saúde, Adesão ao tratamento medicamentoso e questões relacionadas a vulnerabilidade.

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

Schaurich, K. L., Recktenvald, C. R. M., Graczyyk, D., Calza, D., de Brum, C. N., & Zuge, S. S. (2016). QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, 1, e12691. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/12691

Edição

Seção

ACV Resumos