QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS
Resumo
Introdução: a qualidade de vida é compreendida a partir de uma concepção individual e multidimensional, a qual é diretamente influenciada por fatores relacionados à educação, à economia e aos aspectos socioculturais e espirituais. Objetivo: descrever a percepção sobre a qualidade de vida de estudantes que vivenciam o curso de graduação em enfermagem, na concepção da condição psicológica. Método: investigação qualitativa exploratório-descritiva. Foi incluído na pesquisa estudantes de graduação do curso de enfermagem a partir da sexta fase do curso da Universidade Federal da Fronteira Sul. E excluídos os estivessem desenvolvendo outra graduação concomitante. Para a produção dos dados foi realizada a Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade (DCS), fundamentada no Método Criativo e Sensível (MCS). A dinâmica utilizada foi a Mapa Falante, que consiste na construção de um mapa desenhado pelos participantes a fim de explicitar o objetivo do estudo. Resultados: foi possível identificar o subtema: Condições psicológicas: esperança de que no dia nunca chova, o qual aponta que a percepção dos estudantes sobre a qualidade de vida estão ligadas a determinadas perspectivas: sentimento positivos, pensar, aprender, memória e concentração; auto-estima, imagem
corporal e aparência, e sentimentos negativos. Considerações finais: foi possível perceber que o curso de graduação exige do estudante uma série de adaptações em seu cotidiano, que são muitas vezes necessárias para a formação profissional, entretanto, pode acabar prejudicando sua qualidade de vida e sua condição psicológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.