AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Alexandra Daniele Romano
  • Larissa Zaparoli
  • Michele Dalagiacomassa
  • Iára Castegnaro UNOESC - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

O tema deste artigo está relacionado ao autismo e teve como objetivo principal mostrar que as crianças portadoras de autismo podem e devem  adaptar-se ao meio social, além de desenvolver suas habilidades e competências como as crianças não portadoras. A metodologia adotada para coleta de dados foi um estudo de caso, realizado na Escola X, na qual foram realizadas leituras, pesquisas bibliográficas, observação e uma pesquisa de campo envolvendo três professoras. Os dados foram interpretados utilizando a análise qualitativa, pois posicionamentos não podem ser quantificados. Os dados coletados revelaram que o autismo ainda é pouco estudado e trabalhado, mostra ainda como é a vida de um autista dentro e fora da escola, seus comportamentos e desenvolvimentos e os círculos afetivos, escolares e familiares, como ocorrem e qual a posição da família perante a deficiência. Com essa pesquisa foi possível concluir que o aluno autista tem muita dificuldade em se relacionar e fazer alguns trabalhos, porém basta os professores buscarem novos métodos, dinâmicos e lúdicos que chamem a atenção e incentivem o aluno a apreender, ainda assim, o aluno com autismo pode ter muitas dificuldades, mas também tem habilidades e pode desenvolver qualquer atividade como outro aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iára Castegnaro, UNOESC - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Castegnaro, Iara. Mestre em Educação pela UFSC, Especialista em Psicologia Genética Construtivista, Pedagoga e Administradora pela UNOESC – iara.castegnaro@unoesc.edu.br

Referências

AMY, Marie Dominique. Enfrentando o autismo: a criança autista seus pais e a relação terapêutica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: Psicologia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: WAK, 2011.

DECHICHI, Claudia; SILVA, Lázara Cristina e FERREIRA, Madureira Juliane (Organizadores). Curso Básico: educação especial e atendimento educacional especializado. Uberlândia: EDUFU, 2012.

OLIVEIRA, Beatriz Salvador de et al. A Atuação do Psicólogo com o Transtorno do Espectro Autista. Psicologado Artigos, ago 2014. Disponível em: <https://psicologado.com/atuacao/psicologia-clinica/a-atuacao-do-psicologo-com-o-transtorno-do-espectro-autista>. Acesso em: 26 set. 2016.

SANTOS, da Silva Daniela. Autismo e suas características no desenvolvimento humano. Portal Educação, 16 abr. 2014. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/55631/autismo-e-suas-caracteristicas-no-desenvolvimento-humano>. Acesso em: 15 ago. 2016.

SMITH, Corinne. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

Romano, A. D., Zaparoli, L., Dalagiacomassa, M., & Castegnaro, I. (2016). AUTISMO: UM ESTUDO DE CASO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12827. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12610

Edição

Seção

ACH Resumos