CIÊNCIA EM AÇÃO: COMO OS LABORATÓRIOS TRANSFORMAM O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GUAIÚBA, CEARÁ.

Autores

  • Bárbara Cibely Mendes Batista Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Resumo

Esta pesquisa analisou o efeito da vivência prática em ambientes de laboratório no aprendizado de ciências entre estudantes do 7º e 9º ano do ensino básico. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem pedagógica dividida em três fases, que incluiu visitas aos laboratórios de Biologia Geral e Zoologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada em Redenção, Ceará. Os estudantes responderam a questionários antes e depois das visitas para avaliar suas impressões sobre o ambiente de laboratório e possíveis alterações em seu entendimento e interesse pela ciência. O estudo mostrou que os alunos possuíam uma percepção restrita dos laboratórios, relacionando-os apenas a cientistas e estudos. Depois de visitas práticas, sua compreensão da ciência se expandiu e os estudantes entenderam a relevância da experiência. Todos concordaram que os laboratórios escolares contribuiriam para o aprendizado de ciências, mesmo os menos interessados na matéria. É evidente que as atividades laboratoriais são fundamentais, impulsionando a demanda por investimentos em infraestrutura para aprimorar a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-12-2024

Como Citar

Cibely Mendes Batista, B., & de Oliveira Nunes, R. (2024). CIÊNCIA EM AÇÃO: COMO OS LABORATÓRIOS TRANSFORMAM O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GUAIÚBA, CEARÁ. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 9, e36977 . Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/36977

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos