CIÊNCIA EM AÇÃO: COMO OS LABORATÓRIOS TRANSFORMAM O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE GUAIUBÁ, CEARÁ
Resumo
Esta pesquisa analisou o efeito da vivência prática em ambientes de laboratório no aprendizado de ciências entre estudantes do 7º e 9º ano do ensino básico. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem pedagógica dividida em três fases, que incluiu visitas aos laboratórios de Biologia Geral e Zoologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada em Redenção, Ceará. Os estudantes responderam a questionários antes e depois das visitas para avaliar suas impressões sobre o ambiente de laboratório e possíveis alterações em seu entendimento e interesse pela ciência. O estudo mostrou que os alunos possuíam uma percepção restrita dos laboratórios, relacionando-os apenas a cientistas e estudos. Depois de visitas práticas, sua compreensão da ciência se expandiu e os estudantes entenderam a relevância da experiência. Todos concordaram que os laboratórios escolares contribuiriam para o aprendizado de ciências, mesmo os menos interessados na matéria. É evidente que as atividades laboratoriais são fundamentais, impulsionando a demanda por investimentos em infraestrutura para aprimorar a educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.