OFICINAS DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNILAB

Autores

  • Letícia Duarte Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Iuri da Cruz Oliveira Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE https://orcid.org/0009-0001-4199-2427
  • Elcimar Simão Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Resumo

Este estudo analisou as práticas e impactos das oficinas de ciências no contexto do Programa Residência Pedagógica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, focando no desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas dos futuros professores de Ciências/Biologia e sua contribuição para a formação voltada para as questões ambientais. Utilizou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa participante, com o desenvolvimento de seis oficinas de ciências em uma escola do município de Redenção, estado do Ceará. As oficinas contribuíram significativamente para a formação integral dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, melhorando suas práticas educativas na escola e promovendo uma formação docente contextualizada. As práticas de oficinas de ciências são essenciais na formação de professores, integrando teoria e prática de forma dinâmica e reflexiva, alinhadas com as necessidades educacionais contemporâneas e incentivando uma abordagem interdisciplinar na formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Duarte Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, CE.

Iuri da Cruz Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

Mestre em Ensino de Física, Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC-CE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Etnociência, Meio Ambiente e Ensino de Ciências(GPEMAEC). E-mail: iuricruzmpf@gmail.com. ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2396-0541

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.  Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). E-mail: elcimar@unilab.edu.br. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-5858-5705

Downloads

Publicado

26-07-2024

Como Citar

Duarte Silva, L., de Oliveira Nunes, R., da Cruz Oliveira, I., & Simão Martins, E. (2024). OFICINAS DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNILAB. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 9, e35333. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/35333

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos