OFICINAS DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO DOCENTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNILAB
Resumo
Este estudo analisou as práticas e impactos das oficinas de ciências no contexto do Programa Residência Pedagógica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, focando no desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas dos futuros professores de Ciências/Biologia e sua contribuição para a formação voltada para as questões ambientais. Utilizou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa participante, com o desenvolvimento de seis oficinas de ciências em uma escola do município de Redenção, estado do Ceará. As oficinas contribuíram significativamente para a formação integral dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, melhorando suas práticas educativas na escola e promovendo uma formação docente contextualizada. As práticas de oficinas de ciências são essenciais na formação de professores, integrando teoria e prática de forma dinâmica e reflexiva, alinhadas com as necessidades educacionais contemporâneas e incentivando uma abordagem interdisciplinar na formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.