EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES NOSCURSOS DA ACS DA UNOESC NO CAMPUS DE JOAÇABA/SC

Autores

  • Ana Lucia Listone UNOESC
  • Ardinete Rover
  • Julia de Lima Roque
  • Lucas Scheitel Pinto
  • Victória Loísa Barbosa

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade e conhecimentos sobre educação financeira entre os alunos ingressantes nos cursos da Área das Ciências Sociais - ACS da Unoesc, no campus de Joaçaba SC. Para o estudo realizou-se o procedimento metodológico de abordagem qualitativa denominado pesquisa exploratória, cuja aplicação tem por finalidade a elaboração de instrumento de pesquisa adequado à realidade de cada entrevistado(a). O estudo exploratório permitiu, portanto, avaliar os aspectos qualitativos e aliá-los a possibilidade de quantificá-los posteriormente. Os dados foram coletados por meio de questionários digitais aplicados aos alunos ingressantes, em seguida os dados foram extraídos em planilhas e posteriormente em gráficos, logo, possibilitando a aplicação da análise estatística, a qual permitiu por meio de índices e indicadores, evidenciar os resultados obtidos. Por consequência, como resultado, destacamos que a maior parcela dos entrevistados, 63,9%, não possuem capacidade de controlar totalmente suas finanças pessoais e 93.4% possuem interesse em aprender ou aprimorar seus conhecimentos em planejamento financeiro e educação financeira, dessa forma, atestando a importância do presente estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-06-2023

Como Citar

Listone, A. L., Rover, A., Roque, J. de L., Pinto, L. S., & Barbosa, V. L. (2023). EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES NOSCURSOS DA ACS DA UNOESC NO CAMPUS DE JOAÇABA/SC . Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 8, e32808. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/32808

Edição

Seção

Área das Ciências Sociais – Artigos