EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ACADÊMICOS INGRESSANTES NOSCURSOS DA ACS DA UNOESC NO CAMPUS DE JOAÇABA/SC
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade e conhecimentos sobre educação financeira entre os alunos ingressantes nos cursos da Área das Ciências Sociais - ACS da Unoesc, no campus de Joaçaba SC. Para o estudo realizou-se o procedimento metodológico de abordagem qualitativa denominado pesquisa exploratória, cuja aplicação tem por finalidade a elaboração de instrumento de pesquisa adequado à realidade de cada entrevistado(a). O estudo exploratório permitiu, portanto, avaliar os aspectos qualitativos e aliá-los a possibilidade de quantificá-los posteriormente. Os dados foram coletados por meio de questionários digitais aplicados aos alunos ingressantes, em seguida os dados foram extraídos em planilhas e posteriormente em gráficos, logo, possibilitando a aplicação da análise estatística, a qual permitiu por meio de índices e indicadores, evidenciar os resultados obtidos. Por consequência, como resultado, destacamos que a maior parcela dos entrevistados, 63,9%, não possuem capacidade de controlar totalmente suas finanças pessoais e 93.4% possuem interesse em aprender ou aprimorar seus conhecimentos em planejamento financeiro e educação financeira, dessa forma, atestando a importância do presente estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.