ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Autores

  • Ana Ribeiro de Souza Secretaria do Estado de Educação de Rondônia - SEDUC
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

Ensinar Biologia exige tanto o professor quanto o aluno estejam em contato com inúmeros termos complexos, de difícil compreensão. Nesse sentido, o objetivo da presente seção é realizar uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Biologia e a utilização de práticas. Observa-se que o currículo de Biologia para o Ensino Médio coloca o professor diante do desafio de mediar uma variedade de conceitos, com conhecimentos sobre toda uma diversidade de seres vivos, processos e mecanismos que, a princípio, são distantes da observação dos alunos. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos, aliado ao desenvolvimento de práticas é uma estratégia fundamental para uma aprendizagem significativa. As atividades práticas favorecem uma dinamização dos conteúdos de Biologia, estimulando o contado dos alunos com as práticas, a curiosidade e a atenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Ribeiro de Souza, Secretaria do Estado de Educação de Rondônia - SEDUC

Ana Ribeiro de Souza é professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Rondônia, mestre em Ensino de Ciências da Natureza pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). E-mail: anaprof1@hotmail.com

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

Ribeiro de Souza, A., & de Oliveira Nunes, R. (2023). ENSINO DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 8, e32565. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/32565

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos