CONTEXTO POLÍTICO E CULTURAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

  • Keila Mariano dos Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Walison Igner Vieira Xavier da Silveira Universidade Federal de Rondônia
  • Reginaldo de Oliveira Nunes Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

O artigo teve como objetivo apresentar reflexões acerca dos aspectos políticos e culturais da Educação Escolar Indígena no estado de Rondônia. Esse estudo, busca explanar a educação escolar indígena, identificando os desafios e a proposta para uma educação diferenciada, percorrendo um caminho político pautado em documentos legais que asseguram essa educação no país. Decorreremos sobre o contexto político a luz do olhar de quem traz na prática em seu cotidiano, as questões sobre a representação dessa política. O texto traz em sua abordagem, entrevista para levantamento de dados e revisão bibliográfica a respeito do reflexo dessa educação e da política que lhe assegura. Com isso, pretende-se que este texto possa contribuir para pensar a respeito das políticas públicas voltadas a educação indígena brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Mariano dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Keila Mariano dos Santos é graduanda em Licenciatura em Pedagogia, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, estado de Rondônia. E-mail: mariano.keila@hotmail.com

Walison Igner Vieira Xavier da Silveira, Universidade Federal de Rondônia

Walison Igner Vieira Xavier da Silveira é graduando em Licenciatura em Pedagogia, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ji-Paraná, estado de Rondônia. E-mail: waligner0@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Mariano dos Santos, K., Igner Vieira Xavier da Silveira, W., & de Oliveira Nunes, R. (2022). CONTEXTO POLÍTICO E CULTURAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DE RONDÔNIA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 7, e30102. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/30102

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos