DEFINIÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINARIDADES E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO
Resumo
Ao surgir novos problemas, surge a necessidade de novos aprendizados, que proporcionem formas de interação e interpretação com a realidade. O artigo apresenta definições sobre os conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, de forma simples e objetiva, buscando esclarecer dúvidas sobre tais definições. Trata-se de uma pesquisa exploratória, por meio da revisão de literatura sobre os temas. Os resultados apontam que são muitas as dúvidas nos conceitos, que dificultam ainda mais coloca-los em prática no cotidiano do trabalho docente. Nesse sentido, deve-se estar atento as transformações para que o conhecimento seja tratado de forma global, em conjunto com o máximo de disciplinas e não de maneira isolada, fragmentado, sem conexões e inter-relações entre si. Nesta perspectiva de suprir a necessidade de uma integração entre as disciplinas é que se pode fazer uso das definições teórico-pedagógicas, buscando coloca-las em prática e consequentemente melhoria o processo de ensino e aprendizagem.
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