A MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO:

DESMITIFICANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DISCENTES NO BICO DO PAPAGAIO

Autores

  • dany geraldo kramer universidade federal do rio grande do norte
  • Andrea Ohanna Santos Carvalho IFTO
  • Marcos Vinícius Resplande MONTEIRO ifto
  • Anésio Mendes de Sousa ifto
  • geraldo barroso Cavalcanti Junior DACT - UFRN

Resumo

A microbiologia aplica-se na saúde, agricultura, indústria e meio ambiente. Apesar disso, é insipiente em várias escolas públicas, como no Tocantins. Assim, atividades experimentais se justificam, possibilitando ao discente a aquisição de novas habilidades, competências e compreender conceitos do processo científico. Objetivou-se descrever um relato de experiências acerca das atividades práticas de microbiologia para discentes de Araguatins/TO. Realizou-se: Apresentação teórica sobre bactérias; Práticas de semeadura, coloração e microscopia.  Assim, possibilitou-se demonstrar a microbiologia de forma dinâmica e interativa, em contraposição ao ensino tradicional. Os discentes puderam vivenciar sobre a microbiologia no seu cotidiano, amadurecimento emocional e estímulo ao trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Ohanna Santos Carvalho, IFTO

MsC. Técnica de Laboratório. IFTO – Araguatins / TO.

Marcos Vinícius Resplande MONTEIRO, ifto

Discente. IFTO – Araguatins / TO.

Anésio Mendes de Sousa, ifto

Prof. MsC. IFTO – Araguatins / TO.

geraldo barroso Cavalcanti Junior, DACT - UFRN

Prof. Dr. DACT - UFRN

Downloads

Publicado

09-12-2019

Como Citar

geraldo kramer, dany, Ohanna Santos Carvalho, A. ., MONTEIRO, M. V. R., Sousa, A. M. de, & Cavalcanti Junior, geraldo barroso . (2019). A MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: : DESMITIFICANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA DISCENTES NO BICO DO PAPAGAIO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 4, e23632. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/23632

Edição

Seção

Área das Ciências da Vida e Saúde – Relatos de caso