MUTISMO SELETIVO NO AMBIENTE ESCOLARO DO ARTIGO
Resumo
A comunicação verbal é importante para a socialização entre pares na escola, durante a convivência nesse ambiente, e principalmente na sala de aula, que deve ser também, espaço de alegria, convivência, conhecimento e inclusão, como no caso do Mutismo Seletivo. O presente artigo justifica-se pela inquietação, em entender melhor o transtorno psicológico de “Mutismo Seletivo”, suas características, causas e consequências para o desenvolvimento social e na aprendizagem da criança assim diagnosticada. A pesquisa é pautada numa revisão bibliográfica, com caráter exploratório e descritivo, e também, em meu relato da vivência como docente de uma aluna mutista do 3° ano do ensino fundamental anos iniciais. O objetivo deste artigo é esclarecer, orientar e difundir esse tema “Mutismo Seletivo”, que ainda é pouco conhecido e compreendido para estudantes, professores, profissionais da educação e demais pessoas que possam precisar lidar ou encaminhar crianças nestas condições e desta forma contribuir para a inclusão escolar.Desta forma se espera que este trabalho possa contribuir para o esclarecimento desse assunto aos que tem curiosidade, interesse e necessidade de conhecer mais sobre o tema.
Palavras- chave: Inclusão. Aprendizagem. Cotidiano Escolar.
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