A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC
  • Alessandra Morais Linhares Unoesc Virtual

Resumo

O presente artigo em pauta tem como objetivo investigar como se da à participação das crianças na roda de conversa e os benefícios que a roda de conversa promove. Para que assim possamos compreender teoricamente a importância da roda na rotina diária da Educação Infantil dialoguei com alguns autores, como Bombassaro (2010), Warschauer (1993), Oliveira (2005), Zabalza (1998), Vasconcelos (2002) e também a RCNEI(1998). Bombassaro (2010) diz que a roda que ela defende é aquela que envolve a partilha de experiências e culturas, diálogos verbais e não verbais, desta forma este momento é um dos mais importantes, pois traz diferentes possibilidades para os participantes da roda, sendo então que este momento não é para o professor utilizar para depositar ideias nas crianças. Através desta pesquisa pode se constatar que através da prática da roda de conversa na educação infantil é possível a criança desenvolver a comunicação, autonomia, o respeito a diversidade, o desenvolvimento da imaginação dentre outras possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. Concluiu-se então que a roda de conversa deve estar cada vez mais presente nas propostas pedagógicas da educação infantil, onde as crianças sejam protagonistas.

 PALAVRAS CHAVE: Roda de conversa. Participação. Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Coordenadora de gestão do PIBID /UNOESC

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Publicado

22-10-2019

Como Citar

Pedroso, P. A., & Linhares, A. M. (2019). A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 4, e23134. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/23134

Edição

Seção

Área das Ciências da Educação – Artigos