O LÚDICO E A ALFABETIZAÇÃO: DA LINGUAGEM ORAL À ESCRITA

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisarr uma escola de educação infantil, a partir do componente curricular Estudos Teórico-Práticos da Educação na Infância da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, do curso de pedagogia em Campos Novos. Observou-se os alunos do Pré II, com um total de 23 alunos em período integral. É através da observação, da pesquisa e do dialogo que podemos ver a realidade das escolas, assim aperfeiçoando os pontos positivos e mudando os pontos negativos de como o lúdico é aplicado no ambiente escolar, pois é através do mesmo que a criança desenvolve habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas e cognitivas. Observando-se o ambiente escolar e as diversas formas de ensino aprendizagem agraega-se conhecimento e experiências para a atuação em sala de aula de futuros profissionais da educação.

Palavras-chave: Ensino/aprendizagem. Criança. Lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Coordenadora de gestão do PIBID /UNOESC

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. V.2. Brasília: MEC/SEF, 1998.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola. 3.ed. 2 ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento: as muitas facetas. Acesso em: 7 de março de 2011.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

Pedroso, P. A. (2018). O LÚDICO E A ALFABETIZAÇÃO: DA LINGUAGEM ORAL À ESCRITA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 3, e18885. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/18885

Edição

Seção

ACH Artigos