ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELA REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E SUA INFLUÊNCIA NAS ROTINAS DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL OU DE RECURSOS HUMANOS
Resumo
A pesquisa teve como objetivo identificar as mudanças oriundas da Reforma Trabalhista que terão maior impacto nas operações do Departamento de Pessoal ou de Recursos Humanos das empresas, afinal, serão eles os responsáveis por intermediar a relação entre empregadores, colaboradores e sindicato, a partir do momento que as reformas entrarem em vigor. Neste estudo foram descritas as principais alterações que podem influenciar o trabalho diário dos departamentos envolvidos com as rotinas trabalhistas, dentre elas, as que tratam de contratos de trabalho, jornada de trabalho, férias e afastamento, rescisão contratual e folha de pagamento. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa, por meio de um questionário enviado às empresas de Joaçaba e região. Os resultados evidenciaram que as empresas estão cientes da demanda adicional nas atividades do referido setor, em função de tais mudanças, bem como foi possível identificar rotinas que terão maior impacto no dia-a-dia empresarial.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 13.467, de 13 de jul. de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Brasília, DF, jul. 2017.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 5 ed. São Paulo: LTr, 2006.
FREITAS, Henrique et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, v. 35, n. 3, p. 105-112, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Sergio Pinto. Comentários a CLT. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEVES, Silvério das; VICECONTI, Paulo Eduardo V. Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras. 15. ed. rev. e atual São Paulo: Frase editora, 2007.
SILVA, Marilene Luzia da. Administração de departamento de pessoal. 8. ed. São Paulo: Erica, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.