DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ENCRUAMENTO POR MEIO DE ANÁLISE DE IMPRESSÃO EM ENSAIO DE DUREZA
Resumo
O encruamento é uma propriedade dos materiais que é caracterizado por um fenômeno de endurecimento que ocorre quando um material se deforma plasticamente, sendo avaliado pelo seu coeficiente. A obtenção do coeficiente de encruamento de um material se dá por uma série de ensaios de dureza com aplicação de uma carga “Q” e medições dos diâmetros das impressões obtidos “d”, com os dados formulados e tratados com o auxílio de equações e da linearização de um gráfico logarítmico, atravez do angulo formado pela curva log Q e log d, pode-se obter o coeficiente de encruamento de um material com base na lei de Meyer. Com o coeficiente de encruamento do material, o mesmo pode ser caracterizado por aproximação na comparação de coeficientes de encruamento característicos de determinados materiais, sendo que para uma precisão maior dos resultados, é necessário uma análise mais aprofundada por meio de spectometria e outros ensaios, os quais não são pertinentes ao presente trabalho.Downloads
Referências
Callister Jr., W. D., 2008, “Ciência e Engenharia dos Materiais: uma Introdução”, 7ª edição, LTC - Livros técnicos e científicos, Rio de Janeiro, Brasil.
Chiaverini, V., 1982, “Aços e Ferros Fundidos”, 5ª Edição, ABM - Associação Brasileira de Metais, São Paulo, Brasil.
Cipriano, G. L., 2008, “Determinação do Coeficiente de Encruamento de Metais Através da Morfologia das Impressões de Dureza na Escala Macroscópica”, Tese de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.
Dieter, G. E., 1961, “Mechanical Metallurgy”, McGraw-Hill Inc.,US, New York, EUA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.