AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE UM FRIGORÍFICO DO MEIO OESTE CATARINENSE
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido em uma planta de refrigeração, no setor de presunto, pertencente a uma agroindústria localizada no oeste de Santa Catarina. O presente estudo aborda as necessidades de Refrigeração, para atender a um projeto de expansão nesse setor. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi propor alterações no ciclo de refrigeração, para melhorar o Coeficiente de Performance (COP) do sistema de refrigeração, levando-se em consideração o acréscimo da carga térmica no sistema com o projeto de expansão da fábrica. A proposta de melhoria para o sistema de refrigeração sugere que a compressão seja realizada por um sistema de multipressão, o que permite a interligação em série do regime de baixa com o regime de alta, e ainda, a utilização de um sub-resfriamento da amônia em 3°C na saída do condensador. Outra oportunidade de melhoria, foi a elevação das temperaturas de evaporação levando em consideração as necessidades do processo. Em relação aos resultados obtidos a partir dos dados coletados e análises realizadas, pode-se constatar que o ciclo proposto apresentou um aumento de aproximadamente 19% do coeficiente de performance do sistema.Downloads
Referências
FIC FRIO - A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO DE CARGA TÉRMICA. São Carlos: Areta Braga, nº 90, 2014. Disponível em <http://www.ficfrio.com.br/Revistas.php?pg=1&lingua_id=2>. Acesso em: 01 abr. 2016.
STOECKER, W. F.; JABARDO, J. M. Saiz. Refrigeração Industrial. 2 ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 2002. 371 p.
VENTURINI, Osvaldo José; PIRANI, Marcelo José. Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração Industrial e Comercial. 2005. Eletrobrás. Rio de Janeiro. 2005. Disponível em: <http://marioloureiro.net/tecnica/refrigeracao/EficiEnergSist.Refri.IndustrialCom.pdf>. Acesso em: 06 de jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.