INSERÇÕES PIBIDIANAS: O JOGO E O LÚDICO COMO SUPORTE PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO MUSICAL

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Resumo

Esse resumo constata as ações pedagógicas da educação musical do PIBID, por meio dos bolsistas vinculados à Licenciatura em Música da Unoesc Campus de Capinzal. Seu desenvolvimento decorre na Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, no município de Capinzal-SC, apresentando como ambiente de ensino/aprendizagem o quinto ano do ensino fundamental I. A estratégia utilizada como suporte pedagógico à educação musical é o uso do jogo e o lúdico, que promovem e desenvolvem de forma dinâmica e contínua  o processo do conhecimento musical. Todavia, o jogo é sinônimo de ludicidade propiciando a aprendizagem, e por isso, o jogo é muito mais que brincadeira. Etimologicamente o jogo deriva da palavra alemã "spiel", que significa muito mais que jogar. Significa, tocar, dançar, brincar e por que não dizer aprender. Nesse resumo, a definição de jogo e do lúdico está embasado nos conceitos teóricos de Friedrich Schiller, que compreende o jogo a partir do equilíbrio dos impulsos sensível e formal, configurando assim o impulso lúdico, que torna o ser humano livre. Esse impulso é o impulso do jogo onde o ser humano concebe sua ludicidade. Também em Hans-Georg Gadamer, que comunga dos ideais de Huizinga, acredita que o jogo é o acontecimento mais clássico da cultura, logo é fenômento cultural que está presente em todos os acontecimentos do mundo e é gerador do desenvolvimento da humanidade. Assim, na visão gadameriana, o jogo pode se transformar em espaço e metodologia para a educação musical. A partir dessa contextualização percebe-se que o jogo e o lúdico são propulsores pedagógicos para a educação musical. Dessa maneira, surge a necessidade de oferecer o conhecimento de uma outra faceta do ensino musical, que está diretamente ligado ao equilíbrio do jogo, sua cultura e sua subjetividade, ou seja, o jogo como ferramenta pedagógica no que tange o aprendizado musical. Diante disso, surge o problema: como o jogo e o lúdico serão o fio condutor da aprendizagem musical? Partindo dessa questão é que o mesmo está calcado, no objetivo de propiciar o aprendizado por meio da subjetividade e da ludicidade que o jogo oferece ao ensino da música. Para essa pesquisa, o enfoque metodológico adotado é o bibliográfico. O referencial bibliográfico serviu de maneira contundente para a formação das práiticas pedagógicas, que culminou no desenvolvimento de um jogo musical denominado "dominó da música", onde os pibidianos mostraram as peças do dominó caracterizadas com aspectos musicais e as crianças através do seu comportamento lúdico fizeram conexões com o ensino da música, descaracterizando a forma mecânica do educação musical e atribuindo ao jogo seu valor cognitivo. A apreciação desse resumo, demonstra que os conceitos de jogo e do lúdico como ferramenta pedagógica empregados à educação musical, fundamentam e contextualizam o ensino/aprendizado e asseveram o comprometimento do PIBID no fomento da docência. Portanto, o jogo e o lúdico contribuem no aprendizado, expondo seu caráter pedagógico para a educação musical.

Palavras-chave: Jogo. Lúdico. Educação Musical. 

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Biografia do Autor

Erickson Rodrigues do Espírito Santo, Unoesc-Capinzal

Área das Ciências das Humanidades Licenciatura em Música

Dalva Maria Helt Marques, Prefeitura Municipal de Capinzal

Pibid - Música

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Publicado

27-04-2017

Como Citar

Rodrigues do Espírito Santo, E., & Helt Marques, D. M. (2017). INSERÇÕES PIBIDIANAS: O JOGO E O LÚDICO COMO SUPORTE PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO MUSICAL. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 2, e13375. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/13375

Edição

Seção

ACH Resumos expandidos