A QUÍMICA VERDE E A INTERAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTAS DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA QUÍMICA

Autores

  • Alessandra da Cunha Tavares
  • Patrícia Aparecida Antunes
  • Rosane de Fátima Pezzole da Silva
  • Tamiris Mendes Calluans
  • Adriana Biasi Vanin UNOESC

Resumo

A química é a ciência que estuda a estrutura, composição, transformações e fenômenos dos diferentes materiais que compõem o universo, bem como, permite compreender os diferentes impactos ambientais decorrentes de ações antrópicas. Apesar de contribuir com o entendimento dos fenômenos que nos cerca, é uma disciplina na qual os alunos apresentam bastante dificuldade de aprendizagem. Uma das possíveis causas para as dificuldades é a falta de interação com o professor, colegas e conteúdo. As interações sociais estão presentes em todos os segmentos da vida de um indivíduo. O objetivo do presente artigo é avaliar a contribuição da utilização de conceitos relacionados ao tema química verde, através de práticas pedagógicas que permitam a interação social, como ferramenta de contribuição com o processo de ensino-aprendizagem da química. Para isso, desenvolveram-se diferentes oficinas, onde temas como decomposição da matéria orgânica, impactos ambientais gerados pela adubação química e pegada ecológica foram trabalhados. As atividades permitiram significativos resultados positivos tanto em relação à escolha do tema abordado quanto à maneira interativa de trabalho.

Palavras chave: química verde, aprendizagem, interação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Biasi Vanin, UNOESC

Curso de Licenciatura em Química

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997, p. 21.

DIAS, Genebaldo Freire. As atividades interdisciplinares de educação ambiental : práticas inovadoras de educação ambiental. 2. Ed. São Paulo: Gaia, 2006.

JANUÁRIO, Rosely Resende; ROCHA, Tatiane dos Reis ; MENDONÇA, Matheus Rocha; PORTES, Marcia Nascimento. Química Verde: o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável. 2010.

LOPES, Paula Cristina. Educação, Sociologia da Educação e Teorias. 2012.Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/lopes-paula-ducacao-sociologia-da-educacao-e-teorias.pdf. Acesso em: 13 nov. de 2016.

MENDES, Marina Ceccato. Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em:< http://www.cdcc.sc.usp.br/bio/mat_desenv_sust.htm>. Acesso em:27 nov.de 2016.

MEIRELLES, Silvia Laureano. Química Verde: a Indústria Química e seus impactos na Indústria da Construção. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em:http://tpqb.eq.ufrj.br/download/quimica-verde-na-industria-de-construcao.pdf. Acesso em:27 nov.de 2016.

PEREIRA,Antonio Batista. Aprendendo ecologia através da educação ambiental. Porto Alegre, Sagra- DC Luzzatto, 1993.

REIGOTA, Marcos. Desafios à educação ambiental escolar. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998.

RODRIGUES, Angélica Cosenza. A educação ambiental e o fazer interdisciplinar na escola. Araraquara, SP: Junqueira&Marin; Juiz de Fora, MG:FAPEB, 2008.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, José Augusto Medeiros. AMORIM, Wellington Lima. Estudo de Caso: O pensamento sociológico de Max Weber e a Educação. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.6, n.1, p.100-110, Tri I. 2012.

TAMAIO, Irineu. A Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Campinas, 2000.

THIARA, Adriana, O relacionamento inter e intrapessoal, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. de 2016.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

08-12-2016

Como Citar

Tavares, A. da C., Antunes, P. A., da Silva, R. de F. P., Calluans, T. M., & Vanin, A. B. (2016). A QUÍMICA VERDE E A INTERAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTAS DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12804. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12804

Edição

Seção

ACET Artigos