AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA QUÍMICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Resumo
A química enquanto um componente curricular auxilia a desvendar fenômenos e transformações cotidianas, possibilitando ao indivíduo tomar decisões e exercer sua cidadania, compreendendo uma gama de fatores e mitos culturais que o cercam, transformando-se em um ser crítico e capaz de compreender a realidade que o cerca. Apesar de sua importância e significância, é uma disciplina na qual os alunos apresentam elevados níveis de dificuldade de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver novas metodologias ativas na qual o aluno interage e se sente parte atuante do processo possibilitando um ensino prazeroso e de qualidade. Para atingir tal objetivo realizou-se atividades que buscaram sensibilizar os alunos por meio de conceitos relacionados à química e aplicações da mesma como armas e agrotóxicos. Os resultados obtidos foram positivos, pois a aproximação entre a teoria e a prática docente apresentou caráter significativo para a aprendizagem dos educandos, aproximando os conceitos de química com o cotidiano dos mesmos, para que tal aproximação auxilie na formação de um senso crítico, e de um cidadão que compreende o mundo ao seu redor.
Palavras – chave: química, cidadão, aprendizagem.Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 6.938 de1981.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm> Acesso em: Set. 2016.
CABRAL, Danilo Cezar. Como funcionavam as câmaras de gás na 2ª Guerra Mundial? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/como-funcionavam-as-camaras-de-gas-na-2a-guerra-mundial/Acesso em: set./2016.
CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008 DISPONÍVEL EM: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1418/1418.pdf Acesso em: nov/2016.
DEL PINO, José Claudio; FRISON, Marli Dallagnol. Química: Um Conhecimento Científico Para A Formação Do Cidadão. Revista de Educação, Ciências e Matemática v.1 n.1 ago/dez. 2011. DISPONÍVEL EM: http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/recm/article/viewFile/1585/769 Acesso em: nov/2016.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 24ª ed. São Paulo: Paz e Terra S.A., 2001, 79 p.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. 150 p.
GIORDANI, Estela Maris; SILVA, Evellyn Ledur da; MENOTTI, Camila Ribeiro. AS Tendências Pedagógicas E A Utilização Dos Materiais Didáticos No Processo De Ensino E Aprendizagem. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/prograd/pibid/anais-do-evento/rodas-de-conversa/eixo-6/O%20carater%20social%20e%20critico-reflexivo%20da%20mostra%20pedagogica.pdf> Acesso em: Set. 2016.
MATTAR, Marina. Cinquenta anos depois, Vietnã e EUA iniciam limpeza conjunta do "agente laranja". Disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/23567/cinquenta+anos+depois+vietna+e+eua+iniciam+limpeza+conjunta+do+agente+laranja.shtml Acesso em: nov/2016.
MEC. Parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEF, 1997.
OLIVEIRA, R. I. GASTAL, M. L. Educação Formal Fora da Sala de Aula – Olhares Sobre o Ensino de Ciências Utilizando Espaços Não Formais. DISPONÍVEL EM: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1674.pdf ACESSO EM: nov/2016.
SACRISTÁN, Gimeno J. Educar e Conviver na Cultura Global: As Exigências da Cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002. 269 p.
SARTORI, Jerônimo. Formação do professor em serviço: da (re) construção teórica e da ressignificação da prática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.