AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA QUÍMICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Autores

  • Débora Dambros
  • Celso Faccin
  • Teresinha Fedrizzi Faccin
  • Adriana Biasi Vanin UNOESC

Resumo

A química enquanto um componente curricular auxilia a desvendar fenômenos e transformações cotidianas, possibilitando ao indivíduo tomar decisões e exercer sua cidadania, compreendendo uma gama de fatores e mitos culturais que o cercam, transformando-se em um ser crítico e capaz de compreender a realidade que o cerca. Apesar de sua importância e significância, é uma disciplina na qual os alunos apresentam elevados níveis de dificuldade de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver novas metodologias ativas na qual o aluno interage e se sente parte atuante do processo possibilitando um ensino prazeroso e de qualidade. Para atingir tal objetivo realizou-se atividades que buscaram sensibilizar os alunos por meio de conceitos relacionados à química e aplicações da mesma como armas e agrotóxicos. Os resultados obtidos foram positivos, pois a aproximação entre a teoria e a prática docente apresentou caráter significativo para a aprendizagem dos educandos, aproximando os conceitos de química com o cotidiano dos mesmos, para que tal aproximação auxilie na formação de um senso crítico, e de um cidadão que compreende o mundo ao seu redor.

Palavras – chave: química, cidadão, aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriana Biasi Vanin, UNOESC

Curso de Licenciatura em Química

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas

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Publicado

08-12-2016

Como Citar

Dambros, D., Faccin, C., Faccin, T. F., & Vanin, A. B. (2016). AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA QUÍMICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12803. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12803

Edição

Seção

ACET Artigos