AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA

Autores

  • Adriana Rekes
  • Monaliza Salete Godoy Zanchetta
  • Adriana Biasi Vanin UNOESC

Resumo

A química é uma ciência que nos permite compreender os fenômenos que estão presentes em nosso dia-a-dia, bem como, relacionar impactos ambientais às ações antrópicas. No entanto, apesar de contribuir de uma maneira tão significativa na explicação de tais fenômenos, é uma disciplina na qual os alunos apresentam bastante dificuldade de aprendizagem. Uma das possíveis causas para as dificuldades é a falta de aplicações práticas dos conceitos químicos. Este trabalho foi desenvolvido baseando-se nas deficiências encontradas atualmente no processo de ensino-aprendizagem de química. O objetivo foi desenvolver nova metodologia que possibilite aos alunos um ensino prazeroso e de qualidade. Para alcançar este objetivo foram realizadas atividades aonde utilizou-se da sensibilidade dos alunos por meio da percepção, dos sentidos e de experiências do cotidiano. Os resultados obtidos foram positivos com a intensa participação ativa dos alunos. A utilização de uma nova maneira de ensinar possibilitou a realização da atividade proposta de maneira interativa, divertida, ao mesmo tempo em que aprenderam conceitos relacionados à química e o meio ambiente.

Palavras chave: novas metodologias, meio ambiente, ensino.

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Biografia do Autor

Adriana Biasi Vanin, UNOESC

Curso de Licencitura em Química

ACET - Área das Ciências Exatas e Tecnológicas

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Publicado

08-12-2016

Como Citar

Rekes, A., Zanchetta, M. S. G., & Vanin, A. B. (2016). AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DA APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12801. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12801

Edição

Seção

ACET Artigos