DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: DA HIPERATIVIDADE AO TDAH
Resumo
Este artigo apresenta um breve histórico sobre a Hiperatividade até chegar ao atual TDAH-(Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), um transtorno que tem intrigado muitos professores, pois o mesmo é de difícil diagnóstico porque confunde com outros tipos de dificuldades de aprendizagem. Tem por objetivo analisar a evolução dos estudos da hiperatividade até o atual TDAH, bem como estudar quais são os sintomas da hiperatividade e TDAH que se manifestam em sala de aula, visando o conhecimento dos docentes e sugerir atividades para minimizar a hiperatividade e o TDAH. Os dados coletados para a fundamentação deste artigo foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica. Com as informações coletadas obteve-se a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o TDAH onde foi possível adquirir conhecimentos significativos para a formação auxiliando a outros profissionais que poderão se beneficiar-se da pesquisa.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p.
CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas faces da inclusão. Rio de Janeiro: Wak, 2009. 221 p.
CIRIO, Rosângela Rosa. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: propostas para pais e professores. São Paulo: Vetor, 2008. 91 p.
CUNHA, Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012. 159 p.
FACION, José Raimundo. Transtornos do desenvolvimento e do comportamento. 3. ed., rev. e atual. Curitiba: IBPEX, 2007. 143 p.
LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: IBPEX, 2011. 170 p. (Psicopedagogica)
ROTTA, NewraTellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. 477 p.
SMITH, Corine. Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2007. 321 p.
TAVARES, Hermínia Vicente. Apoio pedagógico às crianças com necessidades educacionais especiais DISLEXIA e TDAH. São Paulo, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina)– Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.