A DRAMATIZAÇÃO AUNXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Adriana Sernajoto Susin UNOESC
  • Alana Camassola
  • Cíntia Demin
  • Graziela Gramazio
  • Eliane da Silva Jesus
  • Janaína Krul
  • Luciela Maziero
  • Danieli de Mattos
  • Goretti Fátima da Silva
  • Ana Maria Surdi
  • Franciane Terlan

Resumo

No mundo globalizado e repleto de informações, a escola deve disponibilizar atrativos aos alunos, de modo que  consigam assimilar os conteúdos propostos. Dentre as inúmeras estratégias, destacou-se uma que contribuiu não somente no sentido de aprendizagem, mas também na socialização dos alunos, a dramatização. Através da encenação, os alunos podem  vivenciar e fixar conceitos, ideias e emoções. Os jogos teatrais possibilitam que as crianças usem de criatividade brincando, aprendendo, refletindo e reconsiderando determinadas atitudes do cotidiano. Baseado neste contexto, o projeto visou proporcionar aos alunos da Educação Infantil  a possibilidade de entrar para o mundo da leitura através do imaginário com a literatura: "Camilão o Comilão" de Ana Maria Machado.Esta atividade foi realizada em parceria com a coordenação da Escola Municipal Belisário Pena e a professora regente. Envolveu 42 alunos com o objetivo de entregar a literatura da “II jornada Municipal de Capinzal,” para os alunos da Educação Infantil. As bolsistas confeccionaram  um visual de acordo com a literatura escolhida para a dramatização. O local onde foi desenvolvida a atividade foi preparado, os alunos chegaram acompanhados da professora sem saber ao certo o que iriam presenciar em um clima de suspense. Esta literatura foi escolhida, pois enfatiza a vida dos animais em uma fazenda, complementando o conteúdo trabalhado em sala de aula, num processo pedagógico interdisciplinar. Após assistirem a dramatização, interagiram com os personagens e curiosos, fizeram inúmeros questionamentos.  Para finalizar ganharam o personagem principal da história em forma de cofrinho, onde guardarão suas moedas e junto com a professora regente darão continuidade ao projeto em sala de aula. Em seguida, fizeram um passeio de estudos em uma fruteira, e compraram os alimentos que os animais da história degustaram. Desta forma, as bolsistad do PIBID e a coordenação da escola, deram continuidade ao projeto da II Jornada Literária. Ainda, realizou-se um passeio no município de Piratuba, no parque Três Pinheiros e neste local, os alunos visitaram diversos tipos de animais. Na sequencia,  as bolsistas caracterizaram-se com os personagens da história dramatizada e com animação entregaram o livro que a turma da Educação Infantil trabalhará na Segunda Jornada Literária: "Pai, todos os animais soltam pum?" (Ilan Brenman, Ionit Zilbrman). Os alunos demonstraram encantamento, envolvendo-se de forma curiosa, participativa, reconhecendo os personagens.  Ficaram felizes com a surpresa de receberem a literatura e junto com seus familiares fizeram a leitura. Para a criança é importante desde cedo ter contato com os livros, pois é uma fonte importante para o universo infantil, sendo que através da fantasia, dramatização e da imaginação, será possível  compreender melhor a  si mesmo, e ao mundo a sua volta. A literatura infantil caracteriza-se como um elemento fundamental para a formação de novos leitores, além de educar, orientar e divertir, contribui na construção de adultos pensantes e críticos. O professor da Educação Infantil deve valorizar em suas aulas, o trabalho lúdico e a instrução, para que o aluno possa se constituir um "ser" leitor. Sobre isso,  Arce e Martins (2007) se posicionam: "Ao oferecer uma linguagem capaz de seduzir, a literatura infantil pode ocupar um bom espaço na vida das crianças. Se levarmos em conta que nesse período se inicia o caminho para o mundo dos livros, podemos arriscar e dizer que uma criança que tem contato com o livro tende a ser um adulto leitor."(p.163).A literatura tem de fato um grande significado na vida da criança, ela permite que sejam trabalhados elementos que serão indispensáveis para seu desenvolvimento cognitivo, suas emoções e também aspectos de cidadania.Conluiu-se com este  projeto que quando se planeja em parceria, tendo como objetivo principal a aprendizagem de forma sigficativa, em que a criança aprenda e se desenvolva integralmente, o processo flui de forma mais leve, com qualidade, auxiliandom na formação de verdadeiros  cidadãos mais conscientes, criativos e seguros dos seus atos.

Palavras chave: Aprendizagem. Processo. Dramatização

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Biografia do Autor

Adriana Sernajoto Susin, UNOESC

Área das Humanidades.

Referências

ARCE e MARTINS. Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Alénea, 2007.

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Publicado

04-11-2016

Como Citar

Susin, A. S., Camassola, A., Demin, C., Gramazio, G., Jesus, E. da S., Krul, J., Maziero, L., Mattos, D. de, Silva, G. F. da, Surdi, A. M., & Terlan, F. (2016). A DRAMATIZAÇÃO AUNXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12509. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12509

Edição

Seção

ACH Relatos de caso