A ANSIEDADE COMO FATOR PREPONDERANTE NO DESEMPENHO DE JOVENS ATLETAS: INCIDÊNCIA DOS SINTOMAS ESTRESSORES NO PERÍODO PRÉ-COMPETITIVO EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS INSERIDOS EM AÇÕES DO PIBID
Resumo
Particularidades podem assinalar a influência de aspectos psicológicos no rendimento de jovens atletas, entre elas, o nível de expectativa ao desempenho. O treinamento de cada modalidade, defronta com desafios relacionados à condição psicológica eficaz, que, varia conforme aspectos situacionais e individuais. O estudo que teve como objetivo avaliar os fatores de estresse em um grupo de alunos atletas do Ensino Fundamental Anos Finais, considerando o período pré-competitivo, das modalidades de xadrez, atletismo, handebol, futsal e futebol de campo. A amostra foi composta por 44 escolares, com idades entre 11 e 15 anos, de ambos os sexos, integrantes de equipes e participantes de jogos escolares, da Escola Municipal São Francisco, de Luzerna, Santa Catarina, Brasil. Para identificar a existência dos sintomas de estresse pré-competitivo, foi aplicado o questionário Lista de Sintomas de “Stress” Pré-competitivo Infanto-juvenil, proposto por De Rose Jr (1998). Após coletados os dados, foi realizada análise para investigar os principais sintomas do estresse e foi utilizado o tipo ‘moda’ de estatística descritiva, que se caracteriza pela quantificação dos valores mais frequentes no conjunto de dados. Posteriormente a averiguação dos resultados, concluímos que o controle do estresse desencadeado pela competição é um fator primordial no aperfeiçoamento técnico, físico e psicológico de jovens atletas, sendo que, aspectos relacionados ao nervosismo e a preocupação com o resultado da competição foram apontados como os principais sintomas estressores relatados pelos escolares.
Palavras-chave: Adolescente. Esporte. Ansiedade. Psicologia.
Downloads
Referências
AGOSTINI, Bárbara Raquel; et al. Incidência dos sintomas estressores no período pré-competitivo em atletas de ginástica rítmica. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, 14(2), 2015.
COZAC, João Ricardo Lebert; CONDE, Eirck (colaborador). A psicologia do esporte e a pática clínica. In: COZAC, João Ricardo Lebert. Psicologia do esporte: clínica, alta performance e atividade física. São Paulo: Annablume, 2004.
DE ROSE JUNIOR, Dante. Lista de sintomas de “stress” pré-competitivo infanto-juvenil: elaboração e validação de um instrumento. Revista Paulista de Educação Física, 12(2): 126-33, 1998.
DE ROSE JUNIOR, Dante. O esporte e a psicologia: um enfoque do profissional do esporte. In: RUBIO, Katia (org.). Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
DE ROSE JUNIOR, Dante. A competição como fonte de estresse no esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 10 (4), 2002.
DE ROSE JUNIOR, Dante; et al. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FERRAZ, Osvaldo Luiz. O esporte, a criança e o adolescente: consensos e divergências. In: DE ROSE JUNIOR, Dante; et al. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GUTIERREZ, Fernando Jassin; VOSER, Rogério da Cunha. Sintomas de stress pré-competitivo em escolares praticantes de voleibol masculino da cidade de Pelotas. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), 15, n. 165, 2012.
MARKUNAS, Marisa. Periodização da preparação e do treinamento psicológico. In: RUBIO, Katia (org.). Psicologia do esporte: teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
MARQUES, Marcio Geller. Psicologia do esporte: aspectos em que os atletas acreditam. Canoas: Ed. ULBRA, 2003.
MIRANDA, Renato; BARA FILHO, Maurício. Construindo um atleta vencedor: uma abordagem psicofísica do esporte. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TOURINHO FILHO, Hugo. Toda criança tem o direito a não ser campeã. ComCiência, 157, 2014.
VALLE, Márcia Pilla de. Atletas de alto rendimento: identidade em construção. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Psicologia, PUCRS, Porto Alegre, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.