INTERVENÇÃO PROPOSTA PELOS BOLSISTAS DO PIBID: O ENSINO DO JOGO DE XADREZ DE FORMA LÚDICA
Resumo
É por meio de brincadeiras e atividades lúdicas que as crianças procuram espaços e maneiras de explorar e conhecer o mundo e respeitar regras. O presente trabalho teve como objetivo aplicar o jogo de xadrez de forma lúdica, adaptando as regras da modalidade como método facilitador para o aprendizado, para 150 alunos do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Roberto Trompowsky, em Joaçaba, SC. Por meio desta proposta, foi possível desenvolver o raciocínio, concentração e socialização, ressaltando que o ensino do Xadrez quando trabalhado de forma recreativa, contribui efetivamente na formação de crianças e adolescentes, pois é um importante instrumento pedagógico para a prática do jogo, bem como ferramenta para consolidação de aprendizagens e vivências dos próprios acadêmicos.Downloads
Referências
CASTILHO, José Eduardo; OLIVEIRA, Cléber Alexandre Soares de. O xadrez como ferramenta pedagógica complementar na educação matemática. Universidade Católica de Brasília – DF, 2001. Disponível em: <https://www.ucb.br/sites/100/103/TCC/22006/CleberAlexandreSoaresdeOliveira.pdf>. Acesso em 27 jul. 2016.
DALLABONA, Sandra Regina.O Lúdico na educação infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de Divulgação Técnico-Científica do ICPG, Itajaí, v. 1, jan.-mar. 2004. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2015.
IKEHARA, Eliyara; MONTEIRO, Yamila dos Santos. A influência do brincar no comportamento social de crianças de cinco e seis anos. 2007. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: PIBID apresentação. 2013. Disponível em: Acesso em: 4 maio 2015.
QUEIROZ, Norma Lucia Nerisde; et al. Brincadeira e Desenvolvimento Infântil: um olhar sociocultural construtivista. Repositório Institucional, Paidéia 2006, 16(34), 169-179. Disponível em: . Acesso em: 4 maio 2015.
SOUZA, Edison Roberto de. Do corpo produtivo ao corpo brincante: o jogo e suas inserções no desenvolvimento da criança. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano, Florianópolis, v. 5, n.2, 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/viewFile/3965/3365>. Acesso em: 6 maio 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Editora Unoesc o direito da publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.