INTERVENÇÃO PROPOSTA PELOS BOLSISTAS DO PIBID: O ENSINO DO JOGO DE XADREZ DE FORMA LÚDICA

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Jacqueline Baptista Righi Unoesc

Resumo

É por meio de brincadeiras e atividades lúdicas que as crianças procuram espaços e maneiras de explorar e conhecer o mundo e respeitar regras. O presente trabalho teve como objetivo aplicar o jogo de xadrez de forma lúdica, adaptando as regras da modalidade como método facilitador para o aprendizado, para 150 alunos do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Roberto Trompowsky, em Joaçaba, SC. Por meio desta proposta, foi possível desenvolver o raciocínio, concentração e socialização, ressaltando que o ensino do Xadrez quando trabalhado de forma recreativa, contribui efetivamente na formação de crianças e adolescentes, pois é um importante instrumento pedagógico para a prática do jogo, bem como ferramenta para consolidação de aprendizagens e vivências dos próprios acadêmicos.

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Referências

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Publicado

17-11-2016

Como Citar

Baretta, E., & Righi, J. B. (2016). INTERVENÇÃO PROPOSTA PELOS BOLSISTAS DO PIBID: O ENSINO DO JOGO DE XADREZ DE FORMA LÚDICA. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Joaçaba, 1, e12433. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeuj/article/view/12433

Edição

Seção

ACV Relatos de caso