A RELAÇÃO DO APRENDIZADO ENTRE O SUPERGO DE FREUD E O IMPULSO LÚDICO DE SCHILLER
Resumo
O presente estudo está baseado na teoria de Freud e Schiller, mesmo em vertentes distintas psicanálise e pré-romantismo alemão, apontam claramente uma análise sobre a educação dentro do conceito de Superego e de Impulso lúdico, como experiência do aprendizado musical. Freud enfatiza os subsídios para a educação cunhando os conceitos psicanalíticos, destacando a importância das reflexões da sua teoria, a relação com o processo ensino aprendizagem musical, enfocando o estudo do superego, que é a representação da moral, da lei, da ordem e tem a função de equilibrar o conflito entre o id e o ego. Schiller caracteriza o impulso lúdico como a decorrência do equilíbrio entre o físico (sensível) e o moral (formal), dois impulsos adversos que em equilíbrio, formam o terceiro caráter o lúdico (estético). Nesse instante surge a figura do ser humano em seu estado lúdico, na busca da educação, ou seja, a educação estética. A abordagem metodológica adotada nessa pesquisa é de natureza bibliográfica, culminado no problema: Como ocorre a relação entre o Superergo e o Impulso lúdico na mediação do aprendizado musical? Objetivou-se analisar o aprendizado musical na relação do superego e do Impulso lúdico na formação do processo do conhecimento musical. Assim, esse resumo mostra que no superego o desejo de saber e a transferência entre aluno e professor são fundamentais no processo ensino aprendizagem e no impulso lúdico, o ser humano concebe a educação estética conduzindo-o ao encontro do belo, proporcionando em ambos o equilíbrio na busca do horizonte ao aprendizado musical.
Palavras-chave: Superego. Impulso lúdico. Aprendizado.
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