A INSERÇÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS NAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS: RELATO DE AÇÕES ADOTADAS POR EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS NO BRASIL
Resumo
Com maior frequência, as organizações vêm percebendo a necessidade da preservação ambiental em suas atividades, questão esta que não é percebida somente como um custo, mas como um valor comum às empresas, motivo este que favorece e atrai a atenção de investidores que priorizam empresas que gerem mais receitas e menor índice de poluição, bem como a adoção de práticas sustentáveis destaca a empresa na percepção do cliente. A partir dessas considerações, objetivou-se neste estudo identificar práticas sustentáveis desenvolvidas por empresas do setor de cosméticos e higiene pessoal que atuam no mercado nacional. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, e os dados coletados são do ano 2012 das cinco maiores empresas de cosméticos e produtos de higiene presentes no Brasil: Natura, Unilever, O Boticário, Procter&Gamble e Avon. Nestas, identificam-se ações de sustentabilidade social e ambiental, que as práticas sociais são intrínsecas em suas políticas, sendo parte da cultura organizacional e percebidas como ações que as diferenciam em sua área de atuação.
Palavras-chave: Estratégia empresarial. Meio ambiente. Sustentabilidade empresarial.