BRANDING E EMBALAGENS: A INOVAÇÃO POR MEIO DO DESIGN THINKING

Autores

  • Fabio Pezzi Parode
  • Lidiane Camiloti Unoesc

Resumo

O processo da internacionalização e o desenvolvimento de inovação tecnológica vêm desencadeando consequências importantes no desempenho da economia e na evolução das atividades do design. O produto “embalagem”, nos últimos anos, tem agregado a função de ser a ferramenta estratégica para empresas de bens de consumo. Seu papel vai muito além da proteção do produto oferecido e da já tradicional promoção de suas qualidades. Em última análise, a embalagem deixa de “ser parte” para “ser o produto”. Uma embalagem inovadora ajuda na conquista dos disputadíssimos espaços nos pontos de venda e pode elevar o valor da mercadoria e, por consequência, sua rentabilidade. A inovação nas embalagens também tem sido encarada como forma de aumentar as vendas e, sobretudo, as margens de lucro dos produtos de alto consumo. Basicamente, com uma roupagem mais moderna, as empresas tentam fazer com que o mercado valorize mais ou deixe de depreciar um produto já conhecido. Com o propósito de situar o design dentro de uma visão ampla, neste artigo objetivou-se mostrar a relevância do design thinking para o branding e o setor de embalagens, por meio de uma explanação a respeito do termo, apresentando sua conceituação na visão de alguns autores, além da relação do processo de inovação com suas áreas de atuação.

Palavras-chave: Design thinking. Branding. Embalagens. Inovação.

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Biografia do Autor

Lidiane Camiloti, Unoesc

O design aparece no contexto contemporâneo como um campo de saber de natureza complexa. Por sua vez, o estudo do design, tem sido foco de muitas discussões, principalmente se considerado a evolução do seu conceito, bem como suas diversas aplicações. Assim, a fim de favorecer a compreensão das diferenças prevalentes na evolução do design no século 20, o presente artigo pretende resgatar alguns dos conceitos de design, estabelecendo uma relação entre a prática do design nas sociedades industrial e pós-industrial. Nesse sentido, a partir de pesquisa bibliográfica sobre o tema, pretende-se apresentar o design através de uma abordagem histórica e reflexiva, bem como explorar suas configurações e aplicações no contexto contemporâneo. Por fim, busca-se, aqui, brevemente ampliar o escopo de estudo sobre a constituição do design no século 21

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Publicado

2016-06-06

Como Citar

Pezzi Parode, F., & Camiloti, L. (2016). BRANDING E EMBALAGENS: A INOVAÇÃO POR MEIO DO DESIGN THINKING. Unoesc & Ciência - ACSA, 7(1), 43–50. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/7874