OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?
Resumo
Com este estudo objetivou-se investigar os conhecimentos básicos sobre os Ativos Intangíveis (AIs) dos estudantes de Ciências Contábeis (Bacharelado) de uma instituição de ensino superior pública de Santa Catarina. A amostra é composta por 366 estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. A metodologia da pesquisa classifica-se como descritiva de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa dos dados. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por 20 perguntas abertas e fechadas aplicado em sala de aula em agosto de 2008. Os resultados evidenciam que 64% dos alunos não tiveram oportunidade de discutir o assunto AIs em sala de aula. Quando indagados sobre as definições simplórias apresentadas para os Ativos, observou que 47% entendiam que estes devem gerar “benefícios econômicos futuros” para a organização. Entretanto, 92% dos alunos conhecem o termo AIs, porém, 40% deles afirmaram que não estudaram esse assunto nas matérias obrigatórias do currículo, e, ainda, apenas 38 alunos responderam corretamente o exemplo prático de escrituração de AIs. Constatou-se, também, que 52% dos alunos desconhecem as normas que regulamentam a criação do subgrupo Intangível, e 92% dos entrevistados consideram o conhecimento dessa temática relevante. Conclui-se que os alunos entrevistados consideram essa temática relevante e gostariam que ela fosse abordada com maior ênfase no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, principalmente com as novas mudanças na legislação que consubstancia o tema.
Palavras-chave: Futuros bacharéis em ciências contábeis. Ativos Intangíveis. Instituição de ensino superior pública. Levantamento ou survey.