OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?

Autores

  • Gisela Tristão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Com este estudo objetivou-se investigar os conhecimentos básicos sobre os Ativos Intangíveis (AIs) dos estudantes de Ciências Contábeis (Bacharelado) de uma instituição de ensino superior pública de Santa Catarina. A amostra é composta por 366 estudantes do Curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior pública. A metodologia da pesquisa classifica-se como descritiva de levantamento ou survey, com uma abordagem quantitativa dos dados. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por 20 perguntas abertas e fechadas aplicado em sala de aula em agosto de 2008. Os resultados evidenciam que 64% dos alunos não tiveram oportunidade de discutir o assunto AIs em sala de aula. Quando indagados sobre as definições simplórias apresentadas para os Ativos, observou que 47% entendiam que estes devem gerar “benefícios econômicos futuros” para a organização. Entretanto, 92% dos alunos conhecem o termo AIs, porém, 40% deles afirmaram que não estudaram esse assunto nas matérias obrigatórias do currículo, e, ainda, apenas 38 alunos responderam corretamente o exemplo prático de escrituração de AIs. Constatou-se, também, que 52% dos alunos desconhecem as normas que regulamentam a criação do subgrupo Intangível, e 92% dos entrevistados consideram o conhecimento dessa temática relevante. Conclui-se que os alunos entrevistados consideram essa temática relevante e gostariam que ela fosse abordada com maior ênfase no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, principalmente com as novas mudanças na legislação que consubstancia o tema.

Palavras-chave: Futuros bacharéis em ciências contábeis. Ativos Intangíveis. Instituição de ensino superior pública. Levantamento ou survey.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Tristão, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFSC

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC

Prof. Adjunta da Universidade FEderal de Santa Catarina 

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Doutoranda em Administração pela UNIVALI e professora do departamento de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Tristão, G., Rolim Ensslin, S., & Nascimento, S. (2015). OS FUTUROS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS POSSUEM CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE OS ATIVOS INTANGÍVEIS?. Unoesc & Ciência - ACSA, 6(2), 245–256. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6823