AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Resumo
Nos últimos anos é perceptível o aumento de Instituições de Ensino Superior, no qual se torna relevante a preocupação com a qualidade do ensino provida por essas instituições. Nesse contexto, a avaliação de desempenho docente apresenta-se como um instrumento para auferir essa qualidade. Assim, este estudo teve por objetivo analisar a avaliação de desempenho docente na percepção dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da grande Florianópolis. Para responder a essa indagação, buscou-se verificar o desempenho dos docentes analisados e examinar o desempenho dos docentes nas disciplinas comuns aos cursos investigados, além de identificar as disciplinas mais bem avaliadas pelos alunos. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa de caráter quantitativo, descritivo do tipo levantamento ou survey e o instrumento para a coleta de dados foi um questionário composto por oito perguntas fechadas, aplicado em 927 alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração no segundo semestre de 2008. Na análise das respostas, utilizou-se a escala Likert, e estatística descritiva. Concluiu-se que os professores analisados apresentaram um bom desempenho na percepção dos alunos em relação à assiduidade, pontualidade, organização da disciplina e domínio de conteúdo, tendo ainda como disciplinas mais bem avaliadas no Curso de Ciências Contábeis: Direito Social e Planejamento Contábil e Tributário. Para tanto, em Administração aparecem Ciências Sociais e Matemática Básica, em que se verifica que essas disciplinas não são técnicas e nem específicas da área de conhecimento em questão, apresentando características interdisciplinares.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho docente. Instituição de Ensino Superior. Survey.