AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Irani Rocha Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Resumo

Nos últimos anos é perceptível o aumento de Instituições de Ensino Superior, no qual se torna relevante a preocupação com a qualidade do ensino provida por essas instituições. Nesse contexto, a avaliação de desempenho docente apresenta-se como um instrumento para auferir essa qualidade. Assim, este estudo teve por objetivo analisar a avaliação de desempenho docente na percepção dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da grande Florianópolis. Para responder a essa indagação, buscou-se verificar o desempenho dos docentes analisados e examinar o desempenho dos docentes nas disciplinas comuns aos cursos investigados, além de identificar as disciplinas mais bem avaliadas pelos alunos. Na metodologia, optou-se por uma pesquisa de caráter quantitativo, descritivo do tipo levantamento ou survey e o instrumento para a coleta de dados foi um questionário composto por oito perguntas fechadas, aplicado em 927 alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração no segundo semestre de 2008. Na análise das respostas, utilizou-se a escala Likert, e estatística descritiva. Concluiu-se que os professores analisados apresentaram um bom desempenho na percepção dos alunos em relação à assiduidade, pontualidade, organização da disciplina e domínio de conteúdo, tendo ainda como disciplinas mais bem avaliadas no Curso de Ciências Contábeis: Direito Social e Planejamento Contábil e Tributário. Para tanto, em Administração aparecem Ciências Sociais e Matemática Básica, em que se verifica que essas disciplinas não são técnicas e nem específicas da área de conhecimento em questão, apresentando características interdisciplinares.

Palavras-chave: Avaliação de desempenho docente. Instituição de Ensino Superior. Survey.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB, Doutoranda em Administração pela UNIVALI e professora do departamento de Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina

Irani Rocha, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Mestre em Ciências Contábeis pela FURB

Professora de Administração da UNIASSELVI

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Nascimento, S., & Rocha, I. (2015). AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. Unoesc & Ciência - ACSA, 6(1), 43–54. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6820