CONFLITO CULTURAL E SUA INFLUÊNCIA NOS DESLIGAMENTOS DOS SOLDADOS DA BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Álvaro Cielo Mahl UNOESC
  • Gustavo Soncini
  • Fernando Bastos

Resumo

A cada ano que passa o número de soldados que desejam permanecer nas fileiras da Força Aérea Brasileira após a prestação do serviço militar obrigatório diminui. O objetivo deste artigo foi analisar de que forma os valores pessoais motivaram os soldados a solicitarem desligamento da Força Aérea Brasileira nos últimos anos. Para tanto, foi realizada uma análise das gerações de trabalhadores e seus valores, dando enfoque à geração y, a qual representa a geração dos jovens soldados que ingressam no serviço militar, bem como um estudo sobre a cultura organizacional e os valores cultuados no meio militar, e ainda efetuada uma entrevista com quarenta e três ex-soldados que solicitaram desligamento da Base Aérea de Florianópolis no período compreendido entre 2006 e 2013. O estudo realizado identificou que os valores pessoais estão diretamente relacionados com o crescimento do número de pedidos de desligamento por parte dos ex-militares. Compreendeu-se, também, que o motivo do crescimento do número de desligamentos se deu principalmente devido ao conflito entre os valores pessoais dos soldados e os valores organizacionais militares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Cielo Mahl, UNOESC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2005). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina e coordenador do curso de Psicologia do Campus Aproximado de Pinhalzinho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Esporte e do Exercício, Terapia Cognitivo-Comportamental e Orientação e Reorientação Profissional.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Como Citar

Mahl, Álvaro C., Soncini, G., & Bastos, F. (2015). CONFLITO CULTURAL E SUA INFLUÊNCIA NOS DESLIGAMENTOS DOS SOLDADOS DA BASE AÉREA DE FLORIANÓPOLIS. Unoesc & Ciência - ACSA, 6(1), 55–64. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/view/6643