INDICADORES SOBRE O ENVELHECIMENTO NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DE TRÊS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO EXTREMO-OESTE CATARINENSE
Resumo
O objetivo geral que permeia o artigo consistiu em caracterizar a população idosa dos municípios das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Buscou-se fazer uma análise sobre o processo de envelhecimento na região Oeste de Santa Catarina tendo como base os indicadores sociais disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), obtidos pelos censos demográficos dos anos 2000 e 2010. Têm-se, a partir desses dados, como intenção, a análise das situações de domicílio (urbano ou rural) e gênero da população idosa residente na região das SDRs de Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Os objetivos foram atingidos por meio da realização de pesquisa bibliográfica e documental junto ao banco de dados Sidra do IBGE. Foi constatado que na região o número de pessoas com faixa etária superior a 60 anos subiu nos últimos 10 anos, observando as alterações registradas em nível nacional. Percebeu-se que a maioria da população idosa é do gênero feminino e que houve uma migração do meio rural para o meio urbano. Concluiu-se que uma observação e acompanhamento por parte de órgãos públicos e instituições privadas se fazem necessários, a fim de se obter um melhor posicionamento de ações no que diz respeito à promoção de políticas e práticas para o desenvolvimento regional direcionadas para essa população que envelhece. A melhoria na qualidade de vida, que teve como consequência o aumento na expectativa de vida da população, faz com que os resultados obtidos possam ser justificados.
Palavras-chave: Envelhecimento. SDR de Itapiranga. SDR de São Miguel do Oeste. SDR de Dionísio Cerqueira. Desenvolvimento Regional.